Creches passam a ser grátis também para filhos das famílias do 2.º escalão

O Governo vai alargar a gratuitidade de frequência de creche a todas as crianças cujas famílias pertençam ao 2.º escalão de rendimentos.

Vai aumentar o número de famílias que vão poder ter os filhos em creches sem terem de pagar por isso. Depois de este ano a gratuitidade ter chegado aos pais cujos rendimentos familiares se inseriam no primeiro escalão, em 2021 vai aplicar-se também a todos os filhos das famílias do segundo escalão.

“Em 2021, o Governo procede ao alargamento da gratuitidade de frequência de creche a todas as crianças que frequentem creche pública ou abrangida pelo sistema de cooperação e cujo agregado familiar pertença ao 2º escalão de rendimentos da comparticipação familiar”, refere a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 obtida pelo ECO.

Assim, todas famílias cujos rendimentos se enquadrem no 2.º escalão deixam de ter de pagar a mensalidade da creche, independentemente do número de filhos. Recorde-se que este ano, estas famílias apenas tinham creche grátis a partir do segundo filho.

“Nas creches abrangidas pelo sistema de cooperação, a gratuidade é assegurada pelo ISS, nos termos da regulamentação que define o seu modelo de cooperação com as instituições particulares de solidariedade social ou legalmente equiparadas para o desenvolvimento de respostas sociais”, nota o documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Creches passam a ser grátis também para filhos das famílias do 2.º escalão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião