Défice dos EUA triplica para os 3,1 biliões de dólares. É o maior desde a Segunda Guerra Mundial

Em 2020, por causa da pandemia, os Estados Unidos registaram o maior défice orçamental desde a Segunda Guerra Mundial, o equivalente a 16% do PIB.

O departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou esta sexta-feira os números do saldo orçamental no ano terminado em setembro de 2020 e os números não têm precedentes nas últimas décadas: o défice orçamental triplicou face a 2019 (984 mil milhões de dólares), atingindo os 3,1 biliões de dólares, principalmente por causa das medidas para contrariar os impactos da pandemia.

Este é o valor mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial (1945) em percentagem do PIB: um défice de 16% do PIB, abaixo dos 30% do PIB alcançados nos anos de guerra. Por comparação, na anterior crise financeira de 2008 e 2009, com origem nos próprios Estados Unidos, o défice orçamental atingiu, no máximo, valores perto de 10% do PIB, reduzindo-se nos anos seguintes.

No ano terminado em setembro de 2020, a despesa pública aumentou 47,3% para os 6,55 biliões de dólares, principalmente devido aos gastos com os subsídios de desemprego e os apoios dados às pequenas empresas após o (quase) fecho da economia para tentar controlar o número de infetados em março e abril. Já a receita pública ficou pelos 3,42 biliões de dólares, tendo sido penalizada pela redução da atividade económica.

Este défice orçamental de 2020 junta-se à dívida pública de 21 biliões de dólares da maior economia do mundo que já supera os 100% do PIB, tendo ficado nos 102% do PIB no terceiro trimestre deste ano. Antes desta subida por causa da pandemia, o défice já tinha aumentado por causa da reforma fiscal levada a cabo pelo presidente Donald Trump em 2017, segundo as contas do Committee for a Responsible Federal Budget.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice dos EUA triplica para os 3,1 biliões de dólares. É o maior desde a Segunda Guerra Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião