StayAway Covid: Só foram gerados 730 códigos de infetados

  • ECO
  • 17 Outubro 2020

Até ao momento, apenas foram gerados 730 códigos de infetados por Covid-19 para serem colocados na app StayAway Covid. Há queixas de erros e demoras do sistema.

Ainda que a StayAway Covid já conte com perto de dois milhões de downloads, só foram gerados, até ao momento, 730 códigos de infetados para introduzir nessa app, indicam os dados do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência citados, este sábado, pelo Público (acesso condicionado).

De acordo com a legislação em vigor, cabe ao médico obter junto da plataforma Trace Covid o código que tem, depois, de ser introduzido pelos infetados com o novo coronavírus na app StayAway Covid de modo a que as pessoas que estiveram perto nos últimos 15 dias, por mais de 15 minutos e a uma distância inferior a dois metros, sejam alertadas.

Não é isso, contudo, que está a acontecer. O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Rui Nogueira, revela que há “alguma confusão” em volta dos procedimentos e aponta algumas dificuldades na sua implementação: “Um dos problemas é que, muitas vezes, temos de ditar este código por telefone porque a pessoa está em casa. Outro é o facto de o código desaparecer depois de algum tempo”. O presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (que coordena a app), José Manuel Mendonça, defende, na mesma linha, que é preciso alterar a forma de obtenção dos códigos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

StayAway Covid: Só foram gerados 730 códigos de infetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião