UNIQA paga 1000 milhões por ativos da AXA em 3 países europeus

  • ECO Seguros
  • 19 Outubro 2020

A transação, em numerário, envolve o negócio AXA nos mercados polaco, checo e eslovaco, área P&C (seguros gerais), ramos Vida, poupança e reforma. É a maior aquisição de sempre da austríaca.

Todas as subsidiárias do grupo AXA na Polónia, República Checa e Eslováquia foram vendidas à UNIQA e o negócio é agora dado como concluído. Anunciada em fevereiro passado, a transação obteve as necessárias aprovações das autoridades competentes, com o processo a completar-se em oito meses, apesar das restrições impostas pela pandemia, nota a seguradora austríaca em comunicado.

O grupo UNIQA, líder de seguros na Áustria e um dos mais relevantes no mercado da Europa central e leste (Central and Eastern Europe – CEE), desembolsa 1000 milhões de euros para a sua maior aquisição de sempre e também a maior compra alguma vez concretizada por uma seguradora austríaca na região CEE.

Atual CEE (Central and Eastern Europe) inclui Polónia (PL) Rep Checa (CZ) e Eslováquia (SK). A região compreende países do antigo Pacto de Varsóvia e outros Estados do Báltico.


O UNIQA Insurance Group AG realça que, através do negócio, acede ao top5 do ranking CEE
. Com a aquisição dos ativos da AXA, a seguradora austríaca ganha cinco milhões de novos clientes, 800 milhões de euros em prémios e eleva a sua carteira de clientes para 15 milhões de segurados.

“Operamos há 20 anos com sucesso na região da Europa central e leste. Para nós, os mercados em crescimento da CEE são o nosso segundo mercado doméstico. Com a compra das empresas AXA, o negócio lucrativo de retalho e o mix de produtos equilibrado combinam perfeitamente com a nossa estratégia de crescimento a longo prazo, somos agora um dos principais grupos seguradores na região da CEE”, comentou Andreas Brandstetter, CEO do Grupo UNIQA, citado no comunicado.

A aquisição foi efetuada sem necessidade de qualquer aumento de capital, sendo financiada através de fundos próprios, complementados por uma emissão obrigacionista (senior bonds) por um montante de 600 milhões de euros, refere a mesma fonte indicando que os ativos adquiridos passarão a operar sob marca única, e a respetiva integração inicia-se de imediato.

De acordo com a informação da UNIQA Österreich Versicherungen AG, após esta transação, o rácio de solvência (SCR) do grupo situa-se na metade superior do intervalo 155% a 190%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UNIQA paga 1000 milhões por ativos da AXA em 3 países europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião