BPI deu 108 mil moratórias. Crédito Covid supera 700 milhões

Banco liderado por João Oliveira e Costa fala em "disponibilidade" para apoiar empresas e famílias na crise. Já deu mais de 108 mil moratórias e contratou 704 milhões através das linhas Covid.

O BPI concedeu mais de 108 mil moratórias no crédito, no valor de 6,1 mil milhões de euros, tendo ainda contratado 704 milhões de euros através das linhas Covid disponibilizadas pelo Governo.

João Oliveira e Costa, CEO do banco detido pelo CaixaBank, destaca a “disponibilidade” do BPI (e do setor financeiro) para apoiar famílias e empresas neste período de crise provocada pela pandemia. “É justo reconhecer o papel que os bancários e os bancos têm tido nesta pandemia, assegurando a manutenção dos serviços sem disrupções e com novas facilidades, evitando preocupações adicionais aos portugueses em tempos muito desafiantes”, destacou o responsável.

No que diz respeito às moratórias de crédito, que permitem uma suspensão temporária do pagamento das prestações dos empréstimos, o BPI tem 108,6 mil contratos abrangidos por estes regimes, correspondendo a 6,127 mil milhões de euros (24% do total do crédito do banco).

Deste montante, 2,7 mil milhões dizem respeito ao crédito à habitação, enquanto outros 3,02 mil milhões correspondem ao valor de moratórias concedidas a empresas. Há ainda moratórias no montante de 388 milhões de euros no crédito pessoal e financiamento automóvel.

O BPI adianta ainda que recebeu quase oito mil candidaturas de empresas para acederem às linhas de crédito Covid-19, tendo já sido contratados ou aprovados pelas sociedades de garantia mútua cerca de 704 milhões de euros.

O banco registou lucros consolidados de 85,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma queda de 66% face ao mesmo período do ano passado, depois de ter registado imparidades de 100 milhões de euros por causa da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI deu 108 mil moratórias. Crédito Covid supera 700 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião