HP compra “unicórnio” por 650 milhões de dólares. Não é um bom sinal

A HP Enterprise adquiriu a SimpliVity, uma startup de mil milhões de dólares (um "unicórnio"), por 650 milhões de dólares. O negócio pode indicar um problema de sobrevalorização destas empresas.

A ideia de que há um problema de sobrevalorização das startups não é nova. Mas pode ganhar novo fôlego depois de a HP Enterprise, o braço empresarial da HP, ter adquirido a SimpliVity, uma startup sedeada em Massachusetts, por 650 milhões de dólares. É que a empresa é considerada um “unicórnio”, isto é, uma startup avaliada em mais de mil milhões de dólares.

A notícia está a ser avançada pela Business Insider. A SimpliVity fornece serviços na área da hiperconvergência, uma tecnologia de ponta ligada à computação na “nuvem”. Além disso, de acordo com o jornal, os “mais de mil milhões de dólares” foram a avaliação revelada pela firma quando, em março de 2015, atraiu investimento na ordem dos 276 milhões de dólares.

Assim, o facto de a HP Enterprise a ter adquirido por uma quantia bem menor não é um bom sinal económico, refere o mesmo site. Principalmente num ano em que se espera que vários “unicórnios” testem o mercado, com ofertas públicas iniciais multimilionárias. A Snap Inc. procura uma valorização inicial perto dos 25 mil milhões de dólares, mas é só um exemplo: a lista é longa e inclui empresas como o Spotify e a Dropbox, entre muitas outras.

No entanto, para conseguirem avaliações altas, estas empresas vão ter de mostrar aos investidores e provar a Wall Street o porquê de valerem todo esse capital. Não é uma tarefa fácil, com muitos a acreditarem estar-se perante uma nova bolha tecnológica prestes a implodir.

Segundo a Business Insider, as infraestruturas de hiperconvergência têm vindo a ganhar adeptos pois representam uma forma mais eficiente e barata de lidar com o armazenamento digital à escala dos data centers (centros de dados). A SimpliVity, que opera nesta área é assim uma ameaça aos negócios de hardware de empresas como a HP Enterprise, o que justifica esta aquisição.

Não é, no entanto, a única firma a fazê-lo. Concorre diretamente com a Nutanix, uma das poucas startups a entrar em bolsa no ano passado e que, com uma avaliação de capital privado na ordem dos dois mil milhões de dólares, testou o mercado com resultados positivos. Hoje, vale perto de quatro mil milhões e algum do hardware que comercializa é revendido pela Dell EMC, uma das principais concorrentes da HP.

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