Segurança Social faz cortes ilegais a quem esteve em lay-off
A Segurança Social garantiu que não ia penalizar os trabalhadores que estiveram em lay-off nas suas carreiras tributivas. Ainda assim, há queixas de cortes nos cálculos dos apoios sociais.
Apesar de a Segurança Social ter garantido em abril que não iria penalizar a carreira tributiva de quem esteve em situação de lay-off, que admite cortes nos salários, há queixas de que não é isso que está a acontecer. Há relatos de trabalhadores penalizados no cálculo dos subsídios de desemprego, doença ou parentalidade, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).
Confrontado com esta situação, o Instituto da Segurança Social (ISS) assegurou que vai corrigir os registos dos salários e proceder ao pagamento dos retroativos às pessoas que sofreram penalizações no cálculo dos apoios sociais.
Segundo o jornal, a dimensão do problema será relevante, tendo em conta que o regime de lay-off, que admite um corte de um terço do vencimento, abrangeu 895 mil trabalhadores, de acordo com os dados oficiais. Quem teve redução no vencimento terá sido mais afetado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Segurança Social faz cortes ilegais a quem esteve em lay-off
{{ noCommentsLabel }}