Aviva aliena parte da operação em Itália ao UBI Banca por 400 milhões

  • ECO Seguros
  • 29 Novembro 2020

Após a venda da participação que detém na Aviva Vita, restam ainda ao grupo britânico outros ativos Vida e de seguros gerais no mercado italiano.

A Aviva Plc chegou a acordo para vender a totalidade da participação (80%) que detém na Aviva Vita SpA, ao UBI Banca, parceiro da companhia britânica na empresa conjunta do ramo Vida. A transação representa “outro marco estratégico importante, uma vez que a Aviva avança no seu compromisso de reorientar a sua carteira de negócio”, refere um comunicado da entidade britânica liderada por Amanda Blanc.

Pela sua parte na joint venture (jv) com o UBI Banca, a Aviva Plc receberá 400 milhões de euros, em espécie. O montante acordado representa um múltiplo de 8,4x o lucro líquido (IFRS) obtido pela Aviva Vita em 2019 e 1,2x o valor do ativo líquido contabilizado a 30 de junho de 2020.

Ao valor acordado acresce que a Aviva receberá ainda, na data de vencimento, a totalidade de um empréstimo subordinado (40 milhões de euros) concedido pela Aviva Italia Holding à Aviva Vita, cujo ativo bruto rondava 16,3 mil milhões de libras esterlinas (cerca de 18,2 mil milhões de euros) a 30 de junho de 2020, detalha a mesma fonte.

O encaixe financeiro com a venda dos 80% que o grupo britânico detinha de participação na Aviva Vita será aplicado no reforço de liquidez, perspetivando-se também que sirva os objetivos de redução de dívida do grupo.

Contando que a venda obtenha luz verde das autoridades reguladoras, a operação estará concluída na primeira metade de 2021, complementa a informação do grupo que prossegue um programa de desinvestimento em mercados não estratégicos.

De acordo com o comunicado, os clientes da Aviva Vita continuarão a relacionar-se com a companhia como até agora, uma vez que a transação acordada não terá impacto nas apólices.

Além do negócio vendido ao UBI Banca, a Aviva mantém outras atividades em Itália, nomeadamente, 51% da Aviva SpA, uma jv de seguros Vida em parceria com o UniCredit; a Aviva Life SpA, companhia Vida controlada a 100% e a Aviva Italia SpA (seguros gerais), companhia também detida a 100%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aviva aliena parte da operação em Itália ao UBI Banca por 400 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião