Ricciardi quer relançar a marca Espírito Santo “brevemente”
O antigo presidente do BESI diz sentir "orgulho" no nome Espírito Santo e ter intenção de recuperar a marca e ultrapassar o "período negro" que passou, lamentando ter "confiado em certas pessoas".
José Maria Ricciardi quer começar a relançar o nome e a marca Espírito Santo, tencionando dar o primeiro passo “brevemente”, afirmou o banqueiro ao Jornal Económico. Afirmando estar arrependido de “ter confiado em certas pessoas”, o antigo líder do braço de investimento do BES diz querer começar a reconstrução do Grupo Espírito Santo, que acredita poder ultrapassar o “período negro” dos últimos dez ou 15 anos com o peso da sua história centenária.
“Reconstruir [o grupo] não vou conseguir, sejamos realistas, mas lançar a reconstrução, foi tentar fazê-lo”, afirmou o banqueiro, que em dezembro saiu da sua posição de presidente executivo no Haitong Bank por divergências com o chairman, Hiroki Miyazato. “Foi uma marca respeitada, valorizada pela reputação, credibilidade e seriedade durante mais de 100 anos. Por isso, os últimos dez, 15 anos, que foram de facto muito maus, são um período negro que se passou mas podem ser ultrapassados”.
Questionado sobre quando pretenderia dar os primeiros passos para a reconstrução da marca, José Maria Ricciardi disse estar dependente de fatores que não controlava totalmente mas, “se tiver essa possibilidade, será brevemente”.
Na entrevista com o Jornal Económico, José Maria Ricciardi afirmou que o seu maior arrependimento é “ter confiado em certas pessoas na organização” a que pertenceu, referindo-se ao Grupo Espírito Santo, acrescentando que isso o impediu de se aperceber “mais cedo daquilo que se estava a passar de errado”.
“As pessoas de facto perdem a cabeça pelo dinheiro”, disse. “Quando me apercebi fiz tudo o que podia, mas foi tarde. Não quer dizer que não seja possível reconstruir”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ricciardi quer relançar a marca Espírito Santo “brevemente”
{{ noCommentsLabel }}