Moderna pede aprovação da vacina contra Covid-19. Distribuição pode arrancar a 21 de dezembro

Farmacêutica pediu aprovação de emergência nos EUA da vacina que desenvolveu contra a Covid-19, que requer duas tomas. Garante ter capacidade para produzir 20 milhões de doses até ao final do ano.

A farmacêutica Moderna vai pedir já esta segunda-feira a aprovação de emergência nos EUA para a sua vacina experimental contra a Covid-19, noticiou o The New York Times (acesso condicionado). O resultado final dos ensaios clínicos mostrou que a eficácia da vacina é de 94,1%, em linha com os resultados preliminares.

Se a aprovação for concedida, a distribuição da vacina nos EUA pode começar a 21 de dezembro, revelou o presidente executivo da empresa, Stéphane Bancel, numa entrevista citada pelo jornal. O gestor disse ainda que a empresa está “no bom caminho” para produzir 20 milhões de doses até ao final de dezembro e cerca de 500 milhões a 1.000 milhões em 2021.

A vacina da Moderna necessita de duas tomas. As doses devem ser administradas com um mês de intervalo, pelo que 20 milhões de doses serão suficientes para 10 milhões de pessoas”, disse o gestor.

Bruxelas já anunciou um acordo com para o fornecimento de até 160 milhões de doses de vacinas, que serão distribuídas pelos vários Estados-membros da União Europeia.

Com esta pedido de aprovação, a farmacêutica Moderna torna-se o segundo fabricante de vacinas a solicitar autorização para uso de emergência, tendo em conta que a Pfizer apresentou um pedido a 20 de novembro para a aprovação da vacina que desenvolveu em conjunto com a BioNTech.

A notícia surge num momento crítico para os EUA. Só no mês de novembro registaram mais de quatro milhões de novos casos e mais de 25 mil mortes. Os casos de contágio por Covid-19 têm aumentado no território norte-americano e as autoridades de saúde já alertaram que os números podem piorar nas próximas semanas, sobretudo devido aos ajuntamentos familiares do passado dia de Ação de Graças, que se assinalou na quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moderna pede aprovação da vacina contra Covid-19. Distribuição pode arrancar a 21 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião