Turismo acentua quebras em outubro. Número de hóspedes afunda quase 60%
As quebras no setor do turismo acentuaram-se em outubro, com o numero de hóspedes a recuar 59,3% e o número de dormidas a afundar 63% em termos homólogos.
As quebras na atividade turística em Portugal acentuaram-se em outubro. Segundo a estimativa rápida do INE, o setor terá registado um milhão de hóspedes e 2,4 milhões de dormidas, respetivamente quebras de 59,3% e de 63%, acima das verificadas em setembro.
No décimo mês do ano, as dormidas de residentes terão diminuído 21% (-8,5% em setembro), atingindo os 1,2 milhões, e as de não residentes registaram uma quebra 76,2% (-71,9% em setembro), situando-se também em 1,2 milhões.
De acordo com dados do INE, no mês de outubro, o turismo registou 674 mil hóspedes residentes em Portugal, que foram responsáveis por 1,2 milhões de dormidas, o equivalente a 51,1% do total e uma queda de 21% em relação a outubro do ano passado.
Os hóspedes com residência no estrangeiro representaram uma fatia mais pequena, ao contabilizar 371,8 mil hóspedes, tendo sido responsáveis por 1,15 milhões de dormidas, o que representa uma quebra homóloga de 76,2%.
No mês de outubro, 29,9% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram fechados ou não registaram movimento de hóspedes, contra 24% em setembro.
Dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico
O Alentejo registou menor diminuição no número de dormidas, face ao mês homólogo, apresentando uma descida de 29,8%. Enquanto isso, a região do Algarve registou um crescimento de 4% nas dormidas, fator que pode estar relacionado com o evento da Fórmula 1 que decorreu em Portimão.
Mercado norte-americano cai 95,8%
De acordo com o INE, a totalidade dos principais mercados emissores de turistas manteve decréscimos expressivos em outubro.
As maiores reduções observaram-se nos mercados norte-americano (95,8%), China (95,5%) e Canada (94,8%).
Na Europa, a Irlanda (92,6%) e a Dinamarca (90,4%) apresentam as maiores reduções de dormidas em alojamentos turísticos.
Variação das dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por país de residência
(Notícia atualizada pela última vez às 11h44)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turismo acentua quebras em outubro. Número de hóspedes afunda quase 60%
{{ noCommentsLabel }}