Portugal “empurra” 1.376 milhões de euros em dívida para 2028 e 2029

Tesouro realizou esta quarta-feira uma operação de troca de obrigações do Tesouro. Recomprou títulos que atingiam a maturidade em 2021 e 2022 e emitiu, em alternativa, outros com prazo em 2028 e 2029.

Portugal aproveitou os juros em mínimos históricos para adiar o reembolso de 1.376 milhões de euros em dívida. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP conduziu esta quarta-feira uma operação de troca de obrigações do Tesouro (OT), na qual empurrou títulos que venciam nos próximos dois anos por cerca de sete anos.

Por um lado, o IGCP recomprou 692 milhões de euros em OT que venciam a 15 de abril de 2021 e mais 684 milhões em títulos com prazo em 17 outubro de 2022. Por outro, emitiu 592 milhões de euros em nova dívida que atinge a maturidade a 17 de outubro de 2028 e 784 milhões a 15 de junho de 2029.

Esta troca serve não só para prevenir a acumulação de reembolsos numa data, mas principalmente para o país aproveitar os juros cada vez mais baixos na dívida conseguidos graças à rede de segurança do Banco Central Europeu (BCE). A 26 de novembro, Portugal ultrapassou mesmo um marco histórico quando as obrigações benchmark (ou seja, a dez anos) caíram pela primeira vez para “terreno” negativo, ainda que apenas por breves instantes.

Atualmente, a yield desta dívida situa-se no mercado secundário em 0,073%, enquanto toda a curva até aos nove anos tem juros negativos. A perspetiva do ministério das Finanças é que estas taxas venham, em breve, a fazer-se sentir no custo total do stock da dívida, além de na nova dívida, segundo explicou o gabinete de João Leão em declarações ao ECO.

A pandemia agravou, no pico desta crise, o custo de financiamento do país, algo que rapidamente foi revertido. E apesar dos encargos com a nova dívida terem aumentado face ao momento anterior à chegada da Covid-19, para 0,6% até outubro, o custo total da dívida vai voltar a baixar este ano.

Além das emissões de dívida no mercado, também o dinheiro vindo da Europa tem baixos custos. Portugal recebeu, esta terça-feira, a primeira tranche do empréstimo no âmbito do SURE, programa europeu que apoia os Estados-membros no seu esforço de proteção dos trabalhadores e empresas, no valor de 3 mil milhões de euros. Segundo revelou o ministério ao ECO, este empréstimo terá maturidade em julho de 2035 e uma yield negativa de 0,102%.

Assim, “o custo médio da dívida (stock) em 2020 é de 2,2% (estimativa), que compara com 2,5% em 2019″, de acordo com as Finanças. Este é o valor mais baixo desde que há registos, ou seja, desde 2010, apesar do endividamento do país continuar a aumentar, batendo recordes tanto em termos absolutos como em função do PIB. A dívida portuguesa ascendeu a 267.114 milhões de euros em setembro, devendo chegar a 134,8% do PIB no final de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal “empurra” 1.376 milhões de euros em dívida para 2028 e 2029

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião