Espanha prepara aumento do salário mínimo para mil euros
O aumento, que será negociado nas próximas duas semanas com os parceiros sociais, poderá avançar numa altura de crise económica causada pela pandemia e pelas restrições impostas.
O Governo espanhol está a preparar um decreto para aumentar o salário mínimo nacional no país para mil euros no início do próximo ano, segundo o El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol). Nas próximas semanas, o Executivo irá negociar os termos da subida com os parceiros sociais.
Apesar de o tecido empresarial não concordar com a subida do salário mínimo nacional, o secretário de Estado do Emprego e da Economia Social, Joaquin Perez Rey, afirmou na quarta-feira que o Ministério vai reunir nas próximas duas semanas para que os parceiros sociais estabeleçam os critérios necessários para que a subida avance.
O aumento poderá ser concretizado numa altura de forte crise económica causada pela pandemia e pelas restrições impostas para a combater. Mas o Governo de coligação liderado por Pedro Sanchéz comprometeu-se com uma subida de 60% ao longo da legislatura, o que implicaria colocá-lo em 1.200 euros mensais. Em Portugal, também se discute o aumento do salário mínimo, mas em 23,75 euros face aos 635 euros de 2020.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha prepara aumento do salário mínimo para mil euros
{{ noCommentsLabel }}