Oferta de quartos para arrendar acelera com a pandemia. Triplica no Porto

A oferta de quartos para arrendar cresceu 22% a nível nacional, embora a evolução não seja uniforme. Enquanto no Porto a oferta triplicou, em Viana do Castelo caiu 69%.

A oferta de quartos para arrendar em casas partilhadas aumentou significativamente durante a pandemia. No mês de novembro, o número de quartos disponíveis a nível nacional cresceu 22% em relação ao final do primeiro trimestre do ano, embora a a evolução não seja homogénea, de acordo com dados de Idealista.

Entre março e novembro, do total dos 20 distritos –1 8 no Continente e dois nas Ilhas — 10 registaram aumento da oferta de quartos, enquanto os restantes 10 viram a sua oferta cair. No Porto a oferta de quartos triplicou, ao registar uma variação de quase 200%, enquanto em Lisboa aumentou 61%.

Algumas capitais de distrito registaram subidas na oferta do número de quartos para arrendar superiores a 50%, entre elas Faro (57%) e Ponta Delgada (65%). A oferta também aumentou no Funchal, (45%), Aveiro (43%), Coimbra (18%) e Guarda (17%).

Oferta de quartos por capitais de distrito entre março e novembro de 2020Idealista

Por outro lado, algumas capitais de distrito viram a sua oferta cair e a registar quebras iguais ou superiores a 50%, estão Vila Real (-50%), Évora (-56%), Castelo Branco (-67%) e Viana do Castelo (-69%). Bragança e Viseu partilham o mesmo lugar na lista, com quebras que rondas os 33%, assim como Leiria e Santarém, ambas com registos de quedas em torno dos 19%. Em Portalegre também há menos anúncios (-21%) em novembro, quando comparado com o mês março, altura que surgiu o primeiro caso de coronavírus em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oferta de quartos para arrendar acelera com a pandemia. Triplica no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião