Austríaca UNIQA avança com novo plano estratégico e despede 600 funcionários

  • ECO Seguros
  • 8 Dezembro 2020

O grupo segurador UNIQA anunciou novo plano estratégico para os próximos cinco anos, prevendo eliminar um terço da rede de balcões na Áustria.

Reportando o desempenho do período até setembro, a seguradora austríaca afirma que, “apesar da Covid-19”, os três primeiros trimestres “superaram expectativas por larga margem.” Complementando a apresentação do balanço dos primeiros nove meses do ano, a companhia apresentou o UNIQA 3.0, novo plano estratégico centrado na consolidação da posição nos mercados da região centro e leste da Europa.

Detalhando os indicadores operacionais até final do 3º trimestre, a UNIQA refere que o volume de prémios (levemente acima dos 4091 milhões de euros, ou -0,1% em variação homóloga) e o resultado antes de impostos (214 milhões de euros, ou -0,4% face a um ano antes), se mantiveram estabilizados, enquanto o resultado técnico duplicou (+99%, para 124 milhões de euros) e o rácio combinado continuou “saudável”, calculado nos 95,9%, indica a seguradora austríaca em comunicado.

Para o fecho do ano, a seguradora antecipa que as contas incluirão 100 milhões de euros de provisões para despesas de reorganização, nomeadamente com a eliminação de empregos perspetivada no novo plano estratégico (2021-2025), em consequência do fecho previsto de um terço da rede da companhia na Áustria e de processos de digitalização do negócio.

No âmbito da digitalização, partindo do sucesso de sua marca Cherrisk.com no mercado húngaro, a companhia decidiu expandir a oferta para a Alemanha e admite estender a aposta aos mercados da Europa ocidental.

Considerando que 2020 encerra o plano estratégico anterior (UNIQA 2.0), período que marca a consolidação de 15 milhões de clientes em carteira e um rácio de solvência calculado em 215%, a companhia revela os principais pilares do UNIQA 3.0, previsto para executar de 2021 a 2025. Neste âmbito, os mercados principais serão a Áustria e a Europa Central e de Leste (CEE), com a região – englobando Polónia, República Checa, Eslováquia e Hungria – a representar 65% da carteira de clientes e 30% do total de volume total de prémios.

Com a inclusão dos ativos recentemente adquiridos à AXA, a região CEE passará a pesar 75% da base de clientes, mais de 40% dos prémios de seguro e 50% da receita do grupo austríaco, refere o documento da UNIQA.

Por decisão aprovada pelos órgãos sociais (de administração e de supervisão), o UNIQA 3.0 prevê que a instituição melhore a função custo eficiência, privilegiando a digitalização, através da automação e adoção de soluções em dados e inteligência artificial em vários níveis funcionais. Em consequência, até final de 2022, cerca de 600 assalariados da companhia serão desvinculados, preferencialmente através de situações de final de contrato e dispensas por mútuo acordo, sendo que também será posto em marcha um programa de apoio aos despedidos.

Para este programa de emagrecimento, as contas de 2020 incluem a provisão de 100 milhões de euros e a redução de efetivos resultará em poupanças anuais estimadas em 50 milhões de euros, detalha a seguradora austríaca.

Por fim, assumindo compromisso com a sustentabilidade, a companhia pretende alcançar mil milhões de euros em investimentos sustentáveis até 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Austríaca UNIQA avança com novo plano estratégico e despede 600 funcionários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião