Luso Atlântica, 5ª maior corretora de seguros em Portugal foi comprada pela Verlingue

  • ECO Seguros
  • 10 Dezembro 2020

A aquisição será efetiva logo obtenha luz verde dos reguladores e o conselho de administração e direção da Luso Atlântica continuarão a assegurar gestão executiva da 5ª maior corretora portuguesa.

A Luso Atlântica, quinta entre as maiores corretoras de seguros em Portugal, foi adquirida pela Verlingue, filial de corretagem de seguros do grupo Adelaïde.

A compra da empresa portuguesa enquadra-se na estratégia anunciada pelo grupo Adelaïde, há dois anos, de acelerar a sua expansão internacional com ambição de se tornar um “grande grupo de dimensão europeia no setor de corretagem, mantendo a sua natureza familiar e independente”, explica o grupo presidido por Jacques Verlingue, representante da 3ª geração da família fundadora do grupo bretão.

Num comunicado, a Verlingue, cujo volume de negócios ascende a 2,2 mil milhões de euros, afirma que o conselho de administração e a direção da Luso Atlântica continuarão a assegurar a gestão executiva da corretora portuguesa, em estreita colaboração com as equipas da Verlingue, “mantendo as suas competências junto dos clientes e funcionários”, diz a corretora francesa.

A Luso Atlântica tinha um capital disperso com participações qualificadas de António Corrêa Figueira, o maior acionista com 15% do capital, 10% estavam José Félix Morgado, 10,37% era controlado por Joaquim Ferreira de Oliveira e a Braga Holdings detinha 10% do capital. O valor estimado da Luso Atlântica não foi revelado, mas a corretora registou um EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, provisões e amortizações) superior a 3 milhões de euros nos últimos dois exercícios completos e, no final de 2019, tinha um passivo de cerca de 4 milhões de euros para um ativo de cerca de 6 milhões.

Queremos dar resposta sustentável aos novos desafios do mercado em termos de experiência do cliente. Juntarmo-nos a um corretor tão ambicioso como a Verlingue, independente e europeu, é uma excelente oportunidade para os nossos clientes e colaboradores. Estamos entusiasmados por trabalhar com as equipas da Verlingue para continuar o nosso desenvolvimento e construir um corretor líder nos nossos mercados”, afirma José Félix Morgado, presidente da Luso Atlântica, citado no comunicado.

A transação será efetiva após aprovação das autoridades de regulação e coloca o mercado português como o terceiro de implantação mais importante para a Verlingue na Europa, atrás do Reino Unido e da Suíça.

A
Luso Atlântica é a 5ª maior entre as empresas do setor em Portugal, sendo liderada pelos seus quadros. Gerindo uma carteira de seguros de aproximadamente 100 milhões de euros e com três escritórios (Lisboa, Porto e Portimão), a corretora consolida um volume de negócios de 12 milhões de euros, indica a nova proprietária.

A Verlingue, principal subsidiária da Adelaïde, opera no aconselhamento e corretagem de riscos especializados para empresas e em proteção social, tendo reforçado no seguro marítimo e de transporte, após aquisição em 2019 do grupo Eyssautier.

A compra da Luso Atlântica constitui a 5ª operação de expansão internacional por parte da Verlingue nos últimos cinco anos, sendo que a empresa já se encontra presente na Grã-Bretanha, com a marca Verlingue, e na Suíça, com as marcas Advantis, S&P e Meex).

Com origem na Bretanha e uma história de 85 anos, o grupo Adelaïde é a holding que controla a Verlingue, a Coverlife e a Génération (esta última com atividade em Portugal, desde 2015, em produtos de previdência e saúde).

Com mais de 35% do volume de negócios gerado na Europa, o grupo de aconselhamento e corretagem emprega 2 100 colaboradores, metade dos quais ao serviço da Verlingue, e gere 2,6 mil milhões de euros prémios por conta de 3200 empresas clientes, operando também coberturas de saúde e previdência para mais de dois milhões de segurados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luso Atlântica, 5ª maior corretora de seguros em Portugal foi comprada pela Verlingue

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião