Hoje nas notícias: geringonça, médicos e SEF

  • ECO
  • 11 Dezembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No plano político, Duarte Cordeiro diz que o Bloco de Esquerda “fez uma avaliação estratégica do seu afastamento” quando votou contra o OE2021, ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa conta que a “aliança” à esquerda segure o Governo até 2023. Um estudo do banco BBVA concluiu que, para muitos portugueses ter casa própria é como um plano B para gerar liquidez para a reforma. Ao mesmo tempo, a morte do cidadão estrangeiro no aeroporto de Lisboa continua a marcar as manchetes nacionais.

Duarte Cordeiro diz que BE “fez uma avaliação estratégica do seu afastamento”

Aquando da discussão do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) as tensões subiram entre Bloco de Esquerda e Governo, pondo fim à típica geringonça. Em entrevista ao Jornal Económico, Duarte Cordeiro, responsável pelas negociações do Executivo com os restantes partidos, considera que o Bloco fez uma avaliação estratégica do seu afastamento”, não poupando criticas ao antigo parceiro de geringonça. “Quando alguém apresenta exclusivamente matérias que sabe que correspondem a pontos de divergência, não valoriza as aproximações feitas noutras matérias e é natural que isso signifique a opção estratégica de se afastar”, aponta. Ainda assim, Duarte Cordeiro, não afasta no futuro a “capacidade de entendimento” entre os dois partidos. Leia a entrevista completa no Jornal Económico (acesso pago).

Marcelo conta que esquerda segure o Governo até 2023

Marcelo Rebelo de Sousa, candidato a um novo mandato como Presidente da República, conta que a “aliança” política à esquerda segure o Governo até 2023. Em declarações ao Expresso, afirmou: “O PCP, o PAN e o PEV não fecham a porta à convergência para a segunda metade da legislatura. Nem o BE fecha portas para o futuro. E não vejo razões para duvidar desses propósitos.” Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Casa própria é “fundo de emergência” para portugueses perto da reforma

Um estudo do banco BBVA concluiu que, para muitos portugueses mais próximos da idade da reforma, a casa própria é como um plano B para gerar liquidez para a reforma. Cerca de 60% dos portugueses entre 43 e 63 anos admitem que dependerão unicamente da pensão do Estado quando se reformarem e, apesar de a maioria reconhecer a importância de poupar para a reforma, mais de metade diz não ter capacidade para o fazer. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

700 médicos e enfermeiros em formação para cuidados intensivos

A Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos (ESICM, na sigla em inglês) tem em curso, desde a primeira vaga, um programa de formação básica nesta área para médicos e enfermeiros de outras especialidades, criado a pedido da União Europeia. Ao todo, o programa envolve 2700 formadores e 11.747 formandos, 6.056 enfermeiros e 5.691 médicos da Europa. Neste contexto, 34 hospitais portugueses aderiam ao programa em novembro, incluindo 359 médicos e 398 enfermeiros de várias especialidades. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

SEF ignorou Provedora e criou sala de isolamento no aeroporto

No centro da agenda política por causa da morte de um cidadão estrangeiro no aeroporto de Lisboa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) volta a estar debaixo de fogo por ter criado uma sala de isolamento no centro de detenção do aeroporto, já depois dessa morte e contra o parecer da Provedora de Justiça, que visitou as instalações em fevereiro deste ano. Na ótica de Maria Lúcia Amaral, um quarto de isolamento, “quando não enquadrado num procedimento disciplinar claramente estabelecido”, “levanta vários problemas, destacando-se a questão de justiça material e a ausência de possibilidade de contestar a decisão”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: geringonça, médicos e SEF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião