EDP Renováveis renova máximo histórico e impulsiona bolsa de Lisboa

Empresa do grupo EDP chegou a negociar nos 19,40 euros por ação, no valor mais elevado de sempre, tendo acabado por chegar abaixo dos 19 euros. Só a Altri e a Ibersol tiveram ganhos mais expressivos.

A EDP Renováveis tocou um novo máximo em bolsa. A cotada do grupo EDP chegou a tocar os 19,40 euros por ação, no valor mais elevado de sempre, tendo acabado por fechar nos 18,94 euros (mais 2,4% que na última sessão). Só a Altri e a Ibersol tiveram ganhos mais expressivos no índice PSI-20, que valorizou 0,79% para 4.780,03 pontos.

A eólica já recuperou quase 130% do valor desde o mínimo da pandemia tocado em março e tem assim uma capitação bolsista de 16,17 mil milhões de euros. Já a casa mãe EDP avançou 0,84% para 4,80 euros por ação.

A tendência não foi, no entanto, generalizada à energia já que a a REN recuou 0,21%. A Galp Energia tombou 1,02% para 8,964 euros, a acompanhar o desempenho da matéria-prima.
O brent de referência europeia recua 0,4% para 49,77 dólares por barril e o crude WTI cai 0,62% para 46,32 dólares por barril.

Desempenho da EDP Renováveis no PSI-20

Já no papel, o sentimento foi positivo, com a Altri a ganhar 2,8% e tanto a Navigator como a Semapa a valorizarem 1,4%. No retalho, a Sonae avançou 1,02% e a Jerónimo Martins 0,52%. Entre os restantes pesos-pesados do índice, a Nos somou 0,9% e o BCP 0,65%.

Os investidores na bolsa portuguesa estão a ser beneficiados pelo otimismo internacional. Por toda a Europa, as ações celebraram o prolongamento das negociações do Brexit. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou no domingo que as negociações entre a União Europeia e o Reino Unido vão continuar para lá do prazo definido como o limite para haver um acordo comercial entre as duas partes.

A decisão foi tomada por ambas as partes após uma chamada telefónica entre Von der Leyen e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e dá algum fôlego às conversações. Os bancos foram os mais beneficiados e levaram o Stoxx 600 a subir 0,56%. O britânico FTSE 100 somou 0,10%, o alemão DAX ganhou 0,98%, o francês CAC 40 valorizou 0,53% e o espanhol IBEX 35 avançou 1,10%.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis renova máximo histórico e impulsiona bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião