Football Leaks: Julgamento de Rui Pinto retoma dia 12 janeiro, após ser suspenso devido a caso de Covid-19

Após ter sido interrompido devido a caso de coronavírus, o julgamento de Rui Pinto vai continuar suspenso até dia 12 de janeiro, sendo retomada nessa data a audiência.

Está agendada para dia 12 de janeiro a retoma do julgamento de Rui Pinto, no âmbito do processo Football Leaks, segundo comunicado do Tribunal Criminal de Lisboa. Desde finais de novembro que o julgamento se encontra suspenso, devido à confirmação de um teste com resultado positivo à Covid-19.

O caso positivo, no seio deste caso, surgiu de um familiar de um dos juízes do coletivo que impossibilitou o prosseguimento da audiência. Cerca de 15 minutos depois do arranque da 27.ª sessão do julgamento, no Tribunal Central Criminal de Lisboa, o coletivo de juízes interrompeu de forma abrupta a sessão, com a presidente do coletivo, Margarida Alves, a regressar pouco depois para explicar que a audiência teria de ser suspensa, devido à informação recebida de um teste positivo ao vírus SARS-CoV-2 do familiar de um dos juízes.

Inicialmente interrompido por 14 dias, o julgamento fica suspenso por mais um mês para o criador do Football Leaks.

Rui Pinto, de 32 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 7 de agosto, “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Football Leaks: Julgamento de Rui Pinto retoma dia 12 janeiro, após ser suspenso devido a caso de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião