5 coisas que vão marcar o dia

Esta quarta-feira são divulgados vários indicadores económicos: o défice orçamental do terceiro trimestre, o endividamento da economia de outubro e a poupança em certificados de novembro.

Esta quarta-feira marca o arranque das exceções do período do Natal. Neste dia, nos concelhos de risco muito elevado e de risco extremo, será permitida a circulação na via pública a partir das 23h para quem esteja em viagem. Destaque para as várias estatísticas nacionais que são divulgadas esta quarta-feira, entre elas o défice do terceiro trimestre.

INE divulga impacto da pandemia no défice do terceiro trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta quarta-feira o défice orçamental do terceiro trimestre, estimando o impacto de mais três meses de crise pandémica nas contas do Estado. No segundo trimestre, o défice subiu para os 10,5% do PIB, o valor trimestral mais elevado desde a intervenção no BES no verão de 2014, que levou o défice nesse trimestre para os 16%. No conjunto do primeiro semestre, o défice foi de 5,4% do PIB. A meta do Governo para o conjunto do ano é de 7,3%.

Endividamento da economia em novo recorde?

O endividamento da economia subiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro. A dívida acumulada por famílias, empresas e Estado aumentou cerca de 1,5 mil milhões de euros naquele mês, tendo fixado um novo recorde nos 738,025 mil milhões de euros. Esta quarta-feira o Banco de Portugal divulga a evolução em outubro deste indicador, o qual tem sido impactado pelo maior endividamento fruto da crise pandémica. Será que atinge um novo recorde?

BdP revela poupança em certificados do Estado

Os aforradores portugueses continuam a direcionar as aplicações para produtos de poupança do Estado em plena pandemia. Em outubro, o investimento em certificados aumentou um total de 88 milhões de euros, acumulando nove meses consecutivos de crescimento. Esta quarta-feira o Banco de Portugal revela os dados relativos a novembro.

Começam as exceções do período natalício

Esta quarta-feira começam as exceções às restrições implementadas por causa da pandemia. Na noite do dia 23 (quarta-feira) para o dia 24 (quinta-feira) é criada uma exceção ao confinamento obrigatório às 23h (até às 5h) nos concelhos que estão no escalão muito elevado e extremamente elevado, mas esta permissão de circulação na via pública só se aplica a quem se encontre em viagem.

Eurostat divulga dados sobre o uso de energia renovável nas casas

O Eurostat irá divulgar esta quarta-feira os dados de 2019 sobre o uso de energia renovável no aquecimento e no arrefecimento de edifícios. Em 2018, segundo os dados divulgados em fevereiro deste ano, a energia renovável correspondia a 21% da energia total usada para o aquecimento e o arrefecimento de edifícios na União Europeia. No caso de Portugal, a percentagem era de 41%, quase o dobro. A Suécia estava no topo com 65% e a Holanda e Irlanda na cauda da Europa com 6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião