Wall Street desliza em sessão de baixa negociação

Os principais índices norte-americanos deslizaram esta terça-feira, após terem renovado máximos históricos no início da sessão.

Apesar do otimismo dos estímulos orçamentais e da vacina, os principais índices norte-americanos acabaram por deslizar esta terça-feira, revertendo os ganhos do início da sessão que levaram Wall Street para máximos históricos. Contudo, as sessões desta semana acontecem num período especial em que muitos estão de férias, o que contribui para a redução do volume de negociação. Uma sessão menos participada acaba por ser mais permeável à volatilidade.

O Dow Jones desceu 0,23% para os 30.334,69 pontos, o S&P 500 desvalorizou 0,37% para os 12.852,29 pontos e o Nasdaq cedeu 0,19% para os 3.728,10 pontos. A desvalorização dos principais índices norte-americanos pode ser explicada pelo esperado chumbo da proposta dos democratas para que o cheque dado aos norte-americanos suba de 600 dólares para 2.000 dólares. A proposta tem o apoio do presidente Donald Trump, mas deverá esbarrar no senado norte-americano controlado pelos republicanos, tal como sinalizou o líder Mitch McConnell.

Além disso, há o perigo de uma nova onda de infeções na sequência das celebrações do natal e do Ano Novo. O doutor Anthony Fauci alertou este domingo que o país poderia ser afetado por uma nova vaga de infeções após as celebrações do Natal e do Ano Novo.

Apesar desta queda ligeira, os investidores têm várias razões para estarem otimistas neste momento. A expectativa é que os estímulos orçamentais, nomeadamente o cheque de 600 dólares dado aos norte-americanos pelo Estado, ajudem a acelerar a recuperação económica à medida que a administração de vacinas — que já chegou a dois milhões de norte-americanos — comece a restaurar a confiança dos consumidores e das empresas.

Além dos estímulos orçamentais e da vacinação, os índices bolsista continuam a ser ajudados pelos estímulos monetários administrados pela Reserva Federal norte-americana (Fed) quase sem precedentes desde que a pandemia atingiu a economia no início deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street desliza em sessão de baixa negociação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião