Wall Street abre com queda morna na última sessão de 2020

Os principais índices norte-americanos arrancaram a última sessão do ano a negociar em baixa. Ainda assim, 2020 será um ano de fortes subidas, principalmente para o S&P 500 e o Nasdaq.

2020 será um ano de ganhos para Wall Street, mas na última sessão do ano os principais índices norte-americanos arrancaram em baixa. É expectável que o volume de negociação seja baixo num dia marcado pelas festividades do Ano Novo, sendo que esta sexta-feira os mercados estarão fechados.

Esta quinta-feira o Dow Jones está a desvalorizar 0,09% para os 30.382,77 pontos, o S&P 500 soma 0,21% para os 12.843,25 e o Nasdaq desce 0,03% 3.730,91 pontos. Na Europa, os índices bolsistas fecharam no vermelho nesta sessão. Estes são pequenos deslizes, após a subida de ontem, que não apagam as fortes valorizações que os índices norte-americanos registaram depois do colapso de março por causa da incerteza da pandemia.

Essa valorização é mais significativa no caso do Nasdaq, que acumula um ganho anual de cerca de 43%. O índice tecnológico beneficiou de ter empresas mais resistentes aos impactos da pandemia e que até beneficiaram desta uma vez que o uso dos seus serviços aumentou com o teletrabalho. No caso do S&P 500, o ganho deverá ser superior de 15%.

Esta sessão poderá ser influenciada pelos números do subsídio de desemprego, cujos pedidos diminuíram pela segunda semana consecutiva, contrariando as expectativas dos analistas. Os pedidos desceram 19 mil para os 787 mil, segundo os dados divulgados pelo departamento do Trabalho. Ainda assim, este montante é superior ao anterior recorde de 665 mil em 2009, na anterior crise financeira.

Há ainda dúvidas sobre se os estímulos orçamentais aprovados nos EUA poderão ser maiores do que o fixado atualmente, mas o tema já só ficará concluído em 2021. O líder republicano no senado, Mitch McConnell, que tem a maioria, bloqueou um voto rápido desta legislação. McConnell relacionou um cheque maior de 2.000 dólares com a remoção de proteções para as empresas de social media e com a introdução de um estudo sobre a segurança das eleições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre com queda morna na última sessão de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião