Um em cada 5 portugueses não tem dinheiro para aquecer a casa

Depois da Bulgária, Lituânia e Chipre, Portugal é o 4º país da UE onde há menos dinheiro para aquecer a casa. Quase 20% das pessoas não consegue pagar fatuira de energia para ter casa quente.

De acordo com dados revelados esta quarta-feira pelo Eurostat, num dia em que as temperaturas mais baixas se fazem sentir em força na Península Ibérica, e por toda a Europa, quase 20% dos portugueses revelaram num inquérito não ter como pagar a fatura de energia (eletricidade ou gás) para aquecer a casa nos meses de inverno.

Numa pesquisa realizada em toda a União Europeia e relativa ainda a 2019, 6,9% da população europeia disse não ter dinheiro para aquecer suas casas o suficiente. Essa percentagem atingiu o seu valor máximo em 2012 (10,8%), e tem caído sempre desde aí. Os números do Eurostat mostram que a situação varia, de país para país.

Bulgária (30,1%), Lituânia (26,7%), Chipre (21,0%), Portugal (18,9%), Grécia (17,9%) %) e Itália (11,1%) são os países (mais a sul, exceto a Lituânia) onde mais pessoas disseram não ter dinheiro suficiente para manter a casa adequadamente aquecida.

Em contraste, as percentagens mais baixas (cerca de apenas 2% da população) foram registadas nos países mais norte, como a Finlândia, Áustria, Suécia, Eslovénia, Luxemburgo, Estónia e Alemanha.

O Eurostat sublinha que este inquérito mostra a situação antes do início da pandemia COVID-19, o que pode afetar os dados de 2020 a serem publicados no próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada 5 portugueses não tem dinheiro para aquecer a casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião