Lisboa lidera ganhos na Europa à boleia dos recordes da família EDP

A bolsa de Lisboa segue em alta, liderando os ganhos nas praças europeias. Na praça nacional, a família EDP "soma e segue", com a Renováveis a valorizar mais de 3% e a "casa-mãe" 1,6%.  

Após as fortes valorizações da sessão anterior, a bolsa de Lisboa prolonga os ganhos, ainda que com menos “intensidade”. Os investidores estão a reagir positivamente à “onda azul” do outro lado do Atlântico. Na praça nacional, a família EDP “soma e segue”, com a Renováveis a valorizar mais de 3% e a “casa-mãe” 1,6%.

Na Europa, o Stoxx 600 avança 0,5% a par com o francês CAC-40, enquanto o alemão DAX valoriza 0,4%, o espanhol Ibex-35 ganha 0,3% e o britânico FTSE 100 soma 0,8%, depois de os democratas terem garantido na votação da Georgia o controlo do Senado norte-americano, dando espaço a Joe Biden para a implementação das suas políticas.

Lisboa segue a tendência vivida nas restantes praças europeias, com o PSI-20 a subir 1,03% para os 5.221,440 pontos, liderando os ganhos no Velho Continente. Na sessão desta quinta-feira, a família EDP continua a destacar-se, com a subsidiária EDP Renováveis a avançar 3,74% para os 24,95 euros por ação e a “casa-mãe” a subir 1,56% para os 5,5840 euros. Estão em recordes.

Nota positiva ainda para a Mota-Engil, que soma 0,82% para os 1,4760, no dia em que a assembleia-geral da construtora se vai reunir para decidir o aumento de capital de 100 milhões de euros. A verificar-se, esta operação vai permitir que os chineses da CCCC adquiram cerca de 30% do capital da empresa liderada por Gonçalo Moura Martins.

Em contrapartida, a travar ganhos mais expressivos do PSI-20 está o BCP e a Galp Energia. O banco liderado por Miguel Maya abriu a sessão a ganhar, mas está já a desvalorizar 0,07% para os 12,26 cêntimos, corrigindo do disparo de 9% da sessão anterior. Já a petrolífera portuguesa cede 0,52% para os 9,2020 euros, contrariando os ganhos das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O Brent, de referência europeia, avança 0,7% para os 54,68 dólares, ao passo que o WTI está a ganhar 0,87% para os 51,07 dólares, em Nova Iorque.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa lidera ganhos na Europa à boleia dos recordes da família EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião