Moderna ou Pfizer? Veja as diferenças entre as duas vacinas aprovadas na União Europeia

  • ECO
  • 7 Janeiro 2021

A vacina desenvolvida pela Moderna foi aprovada na UE, juntando-se assim à da Pfizer. Do preço, à temperatura a que têm de ser armazenadas, saiba quais as diferenças entre elas.

Não há uma, mas duasvacinas contra a Covid-19. Depois de validar a da Pfizer/BioNTech, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) veio agora dar a sua aprovação à vacina desenvolvida pela Moderna contra o novo coronavírus.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada a 21 de dezembro e começou a ser distribuída pelos países da União Europeia a 26 do mesmo mês. A vacinação iniciou-se no dia seguinte, a 27 de dezembro.

 

A da Moderna demorou mais tempo, tendo sido aprovada esta quarta-feira, 6 de janeiro, obtendo de imediato a validação por parte da Comissão Europeia. Não se sabe ainda quando começará a ser distribuída pelos vários países europeus.

Assim, a União Europeia tem disponíveis duas vacinas contra a Covid-19. Apesar de semelhantes na tecnologia utilizada, têm as suas diferenças, nomeadamente a temperatura a que devem ser guardadas e o preço de cada dose.

Como funcionam?

As duas vacinas usam tecnologia ARN mensageiro. Ou seja, é introduzido no corpo um mensageiro de ácido ribonucleico (mRNA na sigla em inglês), que contém informação genética sobre o vírus, neste caso, o SARS-CoV-2.

O que acontece é que o próprio corpo começa a produzir a proteína única ao vírus. Depois, o sistema imunitário da pessoa reconhece que este elemento não deve estar no corpo e produz defesas contra a infeção.

Qual a eficácia de cada uma?

A eficácia das duas vacinas é muito semelhante. Segundo os resultados da fase três do ensaio clínico a vacina da Pfizer tem eficácia de 95%. Já a da Moderna mostrou ter uma eficácia de 94,5% nos testes preliminares.

Estes valores são apenas conseguidos com a toma de duas doses em ambas as vacinas.

Como têm de ser guardadas?

A forma – ou melhor, a temperatura – com que são guardadas varia entre as duas vacinas. O fármaco da Pfizer tem de ser mantido entre 70 a 75 graus negativos, o que tem sido considerado um dos maiores obstáculos.

Já a vacina da Moderna poderá ser armazenada durante 30 dias à temperatura de um frigorífico doméstico, entre dois a oito graus. Até aos seis meses pode ainda ser guardada no congelador com 20 graus negativos.

Quantas vacinas vai receber a União Europeia?

Com a Pfizer ficou acordada a distribuição de 300 milhões de doses, mas a UE está a tentar negociar mais. Já da Moderna, a Europa deverá receber 160 milhões de doses.

Porém, a UE tem ainda acordos com mais cinco farmacêuticas que estão a desenvolver uma vacina. Há ainda a possibilidade de receber 300 milhões da AstraZeneca/Oxford, 300 milhões da Sanofi-GSK, 200 milhões da Johnson & Johnson e 405 milhões da CureVac. Mais recentemente, Bruxelas acordou a distribuição de 100 milhões de doses com a Novavax.

Quanto custa cada uma?

A vacina da Pfizer tem um custo de 12 euros e a da Moderna de 18 dólares (cerca de 14,70 euros). Os preços foram divulgados por falha da ministra de Orçamento da Bélgica, Eva De Bleeker, que revelou os diferentes preços das vacinas que a Comissão Europeia negociou com os laboratórios na rede social Twitter, apesar de ter apagado pouco tempo depois.

Posso escolher qual tomar?

Não. A única escolha possível é se quer, ou não, tomar a vacina, mas o Governo e as autoridades de saúde recomendam que se tome para atingir a imunidade de grupo e quebrar cadeias de transmissão do novo coronavírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moderna ou Pfizer? Veja as diferenças entre as duas vacinas aprovadas na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião