União Europeia quer mais 300 milhões de doses de vacina da Pfizer/BioNTech

  • ECO
  • 5 Janeiro 2021

Com os 300 milhões, União Europeia duplicava o valor acordado inicialmente, ficando com um total de 600 milhões de doses.

A União Europeia (UE) está a negociar mais 300 milhões de doses de vacina com a Pfizer/BioNTech, o que duplicaria o valor atual, avança a Bloomberg esta terça-feira.

Há menos de uma semana o executivo europeu aumentou a sua encomenda original de 200 para 300 milhões. Na segunda-feira, já o porta-voz de Saúde da Comissão Europeia, Stefan De Keersmaecker, tinha referido que o contrato estava a ser analisado para ver se seria possível aumentar o número de doses na Europa.

O contrato, agora em cima da mesa, inclui mais 100 milhões de doses, com opção de compra de mais 200 milhões, indicou uma fonte não identificada à agência noticiosa. A ser concretizado, o novo contrato aumentaria o número total de doses da UE para 600 milhões. Stefan De Keersmaecker não confirmou o novo número de doses referidas.

“Estamos em conversações sobre se e como podemos fornecer mais doses de vacinas da Europa para a Europa ainda este ano”, disse o diretor executivo da BioNTech, Ugur Sahin, por e-mail à Bloomberg, sem referir quantidades. Da parte da Pfizer não houve qualquer resposta.

Os estados-membros da UE enfrentam um lento ritmo de chegada de vacinas, como por exemplo a da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, que apesar de ter sido aprovada no Reino Unido, a Agência Europeia do Medicamento disse precisar de mais informações.

Os países têm pressionado a UE a assegurar mais doses numa altura em que os mortos e os casos não cessam e a nova estirpe surgiu no Reino Unido. Certo que a UE já assinou sete acordos com diversas farmacêuticas, mas ainda só a vacina da Pfizer foi aprovada pelo regulador europeu. A vacina da Moderna aguarda aprovação em breve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia quer mais 300 milhões de doses de vacina da Pfizer/BioNTech

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião