Serão dadas cerca de 200 mil vacinas contra a Covid-19 nos lares até fevereiro

A vacinação nos lares arrancou esta segunda-feira, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina.

Entre janeiro e fevereiro, o objetivo é que sejam dadas cerca de 200 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 nos lares do país, adiantou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no dia em que arranca a vacinação nestes estabelecimentos, tanto de utentes como de funcionários.

Este número contempla a primeira e segunda toma desta vacina, esclareceu Ana Mendes Godinho, em Mação, Santarém, onde começou a vacinação nos lares, em declarações transmitidas pelas televisões. Esta é uma “grande missão de proteção coletiva”, defendeu a ministra do Trabalho, antes da primeira pessoa ser vacinada num lar.

Este “é um dia de esperança para todos, com o início da vacinação nos lares, de utentes e funcionários”, apontou Ana Mendes Godinho, numa operação que foi coordenada com o Ministério da Saúde. A vacinação será realizada nos lares que não tenham surtos, sendo que, no âmbito da testagem a trabalhadores e utentes, cerca de 5% do total das pessoas que estão em lares têm um teste positivo neste momento, adiantou.

A vacinação nos lares arrancou esta segunda-feira, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina. Para a primeira fase da vacinação nos lares, foram identificados cerca de 150 estruturas residenciais para idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados em 25 concelhos do país onde se verifica uma maior incidência do vírus.

O objetivo é “abranger todas pessoas que estejam em lares”, explicou a ministra, contemplando tanto estabelecimentos legais como ilegais. Existem cerca de 2.700 lares em Portugal, apontou, sendo que está nos planos “chegar a todos, o que será feito em função das novas entregas que são feitas”.

(Notícia atualizada às 15h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Serão dadas cerca de 200 mil vacinas contra a Covid-19 nos lares até fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião