Comissão Nacional Eleitoral incentiva idosos a saírem dos lares para irem votar

  • ECO
  • 8 Janeiro 2021

No entanto, as associações alertam para os perigos que se encontram associados a um pedido destes, realizado por email da parte da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

As juntas de freguesia têm vindo a ser contactadas, via email, pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de forma a informarem os lares de idosos que “o direito de sufrágio” se mantém nas próximas eleições presidenciais, com o mesmo a não envolver “quarentena ou outras medidas” em relação aos votantes, avança o Público (acesso condicionado).

Para que os idosos votem, é preciso que as deslocações às mesas de voto devem ser preparadas “de modo a garantir que não são assumidos comportamentos de risco”. Assim, a ideia passará por criar um corredor de segurança que dê a estes votantes “prioridade sobre os demais”, devendo ainda as deslocações serem “concertadas por intermédio das juntas para coincidirem com momentos de menor afluência”, refere esse mesmo email, citado pelo Público. A este propósito, a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) incentiva ainda ao recurso ao “voto antecipado”, com o intuito de “melhor distribuir o esforço de transporte e/ou acompanhamento” por parte das juntas de freguesia.

As associações alertam para os riscos que este pedido agrega. Rui Fontes, presidente da Associação Amigos da Idade Maior, fala de uma informação contraditória, questionando-se, citado pelo Público, “se não podemos deixar os residentes sair para comerem a ceia de Natal, podemos deixá-los sair para ir votar?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Nacional Eleitoral incentiva idosos a saírem dos lares para irem votar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião