Taxa de poupança das famílias da zona euro atinge 17,3% no terceiro trimestre de 2020

  • Lusa
  • 12 Janeiro 2021

É a segunda maior taxa de poupança registada desde o início da série, em 1999, após o recorde de 24,6% do trimestre anterior.

A taxa de poupança das famílias na zona euro atingiu 17,3% no terceiro trimestre de 2020, a segunda maior registada desde o início da série, em 1999, após o recorde de 24,6% do período anterior, segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, entre julho e setembro de 2020, a taxa de poupança das famílias da zona euro sofreu uma quebra trimestral acentuada, atingindo, ainda assim, o segundo maior nível desde o início da série, e sendo 4,4 pontos percentuais mais elevada do que no mesmo trimestre de 2019 (12,9%).

A queda de 7,3 pontos percentuais em cadeia na taxa de poupança das famílias deveu-se a uma forte recuperação das despesas de consumo (13,9%), a uma taxa muito superior à recuperação do rendimento bruto disponível das famílias (3,9%).

Ao mesmo tempo, a taxa de investimento das famílias na zona euro foi de 8,8% no terceiro trimestre de 2020, acima dos 7,9% do trimestre anterior, mas menor do que a homóloga, de 9,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de poupança das famílias da zona euro atinge 17,3% no terceiro trimestre de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião