Portugal pode chegar aos 14 mil casos diários de Covid-19

As projeções dos especialistas apontam também para 700 pessoas em UCI e 140 a 150 mortes por dia dentro de duas semanas, se nada for feito para travar os contágios.

Se nada for feito de 11 em 11 dias iremos duplicar casos de Covid-19, indicou Manuel Carmo Gomes, epidemiologista da Faculdade de Ciências de Lisboa, esta terça-feira, na reunião entre políticos, Governo e especialistas no Infarmed. País pode chegar aos 14 mil casos diários nas próximas duas semanas.

Portugal atingiu, na semana passada, o maior número de casos diários desde o início da pandemia, 10.176, num total de 56 mil casos na semana, o que levou o Governo a admitir um novo confinamento. Mas o novo novo confinamento não vai travar um aumento de casos nas próximas semanas.

Se a partir de agora, com o confinamento, “conseguirmos desaceleração semelhante à primeira onda iremos parar o número médio de casos e levaremos duas semanas”. Ainda assim, deveremos atingir os 14 mil casos por dia, alertou Manuel Carmo Gomes, apontando que “já estamos num nível muito alto”.

“Para reduzir desses 14 mil casos a metade, levaremos aproximadamente três semanas, assumindo descida semelhante a primeira vaga”, indicou. “Temos pela frente semanas mais difíceis da pandemia” alertou o especialista.

As projeções apontam também para 700 pessoas em unidades de cuidados intensivos (UCI) e 140 a 150 mortes por dia dentro de duas semanas. Segundo os últimos dados disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde, referentes a 11 de janeiro, estavam 3.983 pessoas internadas, das quais 567 em UCI e morreram 122 pessoas.

Governo e responsáveis políticos estão reunidos com os especialistas no Infarmed para avaliar os efeitos que a quadra festiva teve na pandemia de Covid-19 e a situação em que o país se encontra atualmente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal pode chegar aos 14 mil casos diários de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião