Nas notícias lá fora: Brexit, eleições Catalunha e Tesla

  • ECO
  • 14 Janeiro 2021

Barnier avisa que fricção nas fronteiras é o "novo normal" pós-Brexi. Catalunha quer desconvocar eleições devido à Covid-19. Regulador norte-americano notifica Tesla para recolher 158 mil veículos.

O Brexit continua a dar que falar e o negociador chefe da União Europeia avisou esta quinta-feira que haverá muitos atritos regulatórios entre o Reino Unido e a UE que não será possível suavizar. Na Catalunha, a Generalitat já está a preparar um decreto para cancelar as eleições catalãs de 14 de fevereiro, devido à pandemia da Covid-19 e ao aumento do número de infetados. Nos EUA, o regulador norte-americano notifica Tesla para recolher 158 mil veículos no país devido a problemas de segurança. Na China, as exportações cresceram mais do que o esperado. O construtor automóvel francês Renault vai aumentar a meta de redução de custos.

Financial Times

Barnier avisa que fricção nas fronteiras é o “novo normal” pós-Brexit

O negociador chefe da União Europeia nas negociações do Brexit avisou esta quinta-feira que haverá muitos atritos regulatórios entre o Reino Unido e a UE que não será possível suavizar. “Há consequências mecânicas, óbvias e inevitáveis quando se deixa o mercado único e isso era o que os britânicos queriam fazer”, admite Michel Barnier, citado pelo Financial Times, alertando o Governo britânico de que arrisca perder o regime de tarifas zero e quotas zero com a UE se divergir demasiados dos padrões regulatórios europeus. “Este acordo não será renegociado e agora tem de ser implementado”, disse.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Reuters

Exportações da China superam expectativas e sobem em dezembro

Os dados do comércio internacional de dezembro divulgados esta quinta-feira indicam que as exportações chinesas cresceram mais do que o esperado, sugerindo que as disrupções criadas pela pandemia em vários países nesse mês levaram a uma maior procura por bens chineses. Esta evolução acontece mesmo quando a moeda chinesa está mais forte, o que torna mais caros os produtos para compradores externos. Por outro lado, a recuperação económica chinesa também levou a um maior apetite por produtos estrangeiros em dezembro, com o crescimento das importações também a superar as expectativas.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

El Confidencial

Generalitat está a preparar decreto para desconvocar eleições devido à Covid-19

A Generalitat já está a preparar um decreto para cancelar as eleições catalãs de 14 de fevereiro, de acordo com fontes parlamentares. O motivo da suspensão das eleições centra-se no crescimento descontrolado do coronavírus, embora na Catalunha os casos positivos estejam a crescer a uma taxa de 2% ao dia, uma percentagem menor quando comparada com os números globais de Espanha. Para a Generalitat o direito de voto deve ser garantido ao número máximo de catalães e que o mais tardar, em junho, “todos os catalães” podem votar.

Leia a notícia completa no The Economic Times (acesso livre, conteúdo em espanhol)

The Economic Times

Regulador norte-americano notifica Tesla para recolher 158 mil veículos nos EUA

A agência norte-americana responsável pela segurança automóvel (NHTSA) notificou o fabricante Tesla para que recolha 158 mil veículos nos Estados Unidos, devido a problemas de segurança. De acordo com a AFP, o problema estará relacionado com o esgotamento das capacidades de memória do computador de bordo, em particular com o sistema de info-divertimento, o que pode aumentar o risco de acidentes.

Leia a notícia completa no The Economic Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Business Insider

Renault aumenta meta de redução de custos

O construtor automóvel francês Renault disse, esta quinta-feira, que aumentou o seu objetivo em reduzir os custos de 500 milhões de euros (608 milhões de dólares) para 2,5 mil milhões de euros em 2023. Para além da redução de custos, o grupo estabeleceu objetivos para aumentar gradualmente as margens à medida que se concentra no lançamento de automóveis mais rentáveis. O novo presidente executivo, Luca de Meo, adiantou ainda que a empresa reduziria o número de veículos produzidos, diminuindo assim os gastos em investigação e desenvolvimento, e simplificaria os processos de fabrico.

Leia a notícia completa no Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Brexit, eleições Catalunha e Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião