Complemento Solidário para Idosos deverá subir

  • ECO
  • 14 Janeiro 2021

O objetivo do Governo é que o Complemento Solidário para Idosos (CSI) suba para um valor acima do limiar da pobreza, mas ainda não há um calendário definido para o fazer.

A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza irá prever que o Complemento Solidário para Idosos (CSI) suba para um valor acima do limiar de pobreza, de acordo o Público (acesso condicionado) desta quinta-feira. A comissão de coordenação criada em outubro para desenhar a estratégia tem essa medida no caderno de encargos, “de modo a reforçar a garantia da eficácia desta iniciativa de combate à pobreza entre os idosos”, uma promessa eleitoral do PS.

Quando chegar ao terreno esta subida irá beneficiar 165 mil idosos, dos quais 116 mil são mulheres, que tiveram salários baixos ou carreiras contributivas curtas. Atualmente, os idosos recebem a diferença entre o seu rendimento anual e o valor de referência deste apoio (5258,63 euros por ano, o que corresponde a 375 euros a 14 meses). O limiar do risco de pobreza em 2019 era de 6.014 euros.

Esta foi uma proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda no passado, mas que o Governo e o PS tinham rejeitado. Os socialistas defendem que a subida tem de ser “gradual e sustentável“, mas ainda não se conhece o calendário desta subida do CSI que é consensual na comissão de coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Complemento Solidário para Idosos deverá subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião