Vodafone diz que é “expectável que rede acomode exigências” do novo confinamento

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2021

Operadora monitoriza constantemente a capacidade e adota de medidas de otimização das redes. Desde a altura do primeiro confinamento, em março, reforçou este trabalho contínuo.

A Vodafone Portugal considera que é “expectável que a rede acomode as exigências” do novo confinamento, caso os padrões de consumo dos portugueses não se alterem “de forma totalmente inesperada”, disse à Lusa fonte oficial.

“Como é sabido, no início da pandemia verificaram-se alterações significativas no comportamento das redes de comunicações e a da Vodafone Portugal não foi exceção, com aumento de volumes de tráfego expressivos, quer na rede fixa, quer na rede móvel“, disse a mesma fonte, quando questionada pela Lusa sobre o tema.

“A monitorização, aumento de capacidade e adoção de medidas de otimização das redes é uma prática constante na Vodafone, tendo sido reforçada num trabalho contínuo desde a altura do primeiro confinamento, em março 2020”, prosseguiu a operadora.

É, por isso, expectável que a rede acomode as exigências deste segundo confinamento, caso os padrões de consumo dos portugueses não se alterem de forma totalmente inesperada“, considerou fonte oficial da Vodafone Portugal.

O decreto que regula o novo estado de emergência prevê novamente, à semelhança do que tinha acontecido em março, que as operadoras de telecomunicações possam durante este período limitar ou inibir serviços audiovisuais de videoclube, plataformas de vídeo, como é o caso da Netflix, e jogos ‘online’ para preservar a integridade e segurança das redes de comunicações eletrónicas.

Questionada sobre o tema, a Vodafone Portugal salienta que, “relativamente às plataformas de streaming, à semelhança do que aconteceu em março, caso seja necessário, serão muito provavelmente os próprios serviços over the top a reduzir preventivamente o bit rate [fluxo de bits] dos seus conteúdos de vídeo”, uma otimização “especialmente relevante na rede fixa, em que o uso acrescido de Internet concorre com o serviço de IPTV, este último muito mais requisitado pela permanência em casa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone diz que é “expectável que rede acomode exigências” do novo confinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião