Nas notícias lá fora: Ataque à Huawei, alertas do BCE e Yellen

  • ECO
  • 18 Janeiro 2021

Trump voltou a atacar a Huaweii, enquanto a nova presidência afasta um cenário de dólar fraco. Na Europa, há alertas do BCE para a banca.

O Presidente cessante dos Estados Unidos da América (EUA) voltou a atacar a China, através da empresa de telecomunicações Huawei, impedindo remessas da Intel e outros fornecedores. Ainda nos EUA, a secretária do Tesouro nomeada irá afastar a ideia de um dólar fraco. Na Europa, a empresa Deliveroo recebeu mais 149 milhões de euros e a Suez prepara-se para uma luta com a rival Veolia, depois de receber uma nova proposta. O Banco Central Europeu ameaçou os bancos com mais requisitos de capital por causa dos créditos de risco.

Bloomberg

Suez recebe proposta de 11,3 mil milhões de euros

As empresas privadas Ardian SAS e Global Infrastructure Partners estão preparadas para oferecer 11,3 mil milhões de euros pela Suez, uma proposta que agrada à empresa de tratamento de águas francesa, pois está a tentar resistir à aquisição pela rival Veolia Environnement. A Suez indicou estar pronta para falar com a Veolia e a Ardian disse que a solução tem que ser encontrada entre as duas empresas. A Veolia não tenciona vender a participação de 29,9% que comprou em outubro e apenas quer falar sobre o seu projeto para a Suez.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês)

Reuters

Administração Trump volta a atacar Huawei

A administração Trump notificou os fornecedores da Huawei, incluindo a fabricante de chips Intel, que está a revogar certas licenças de venda à empresa chinesa e pretende rejeitar dezenas de outros pedidos de fornecimento a empresa de telecomunicações. O objetivo de Donald Trump é enfraquecer o maior fabricante mundial de equipamento de telecomunicações, que Washington vê como uma ameaça à segurança dos EUA.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

BCE ameaça os bancos com mais requisitos de capital por causa dos crédito de risco

O Banco Central Europeu (BCE) ameaça impor requisitos de capital adicionais aos bancos que continuam a ignorar os pedidos para controlar o risco no mercado de empréstimos arriscados. A falta de medidas para apertar os controlos de risco no mercado a alguns mutuantes europeus pode levar a problemas de reembolso se as taxas de juro subirem. Se as práticas da indústria não mudarem, o regulador europeu “não hesitará em impor acréscimos de capital” através do seu processo anual de Revisão de Supervisão e Avaliação.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Wall Street Journal

Yellen afasta cenário de um dólar fraco

Espera-se que Janet Yellen, antiga presidente da Reserva Federal nomeada para secretária do Tesouro dos Estados Unidos da América (EUA), afirme o compromisso do país com as taxas de câmbio determinadas pelo mercado quando testemunhar no Capitólio na terça-feira. Segundo funcionários responsáveis pelo discurso, Yellen deixará claro que os EUA não procuram um dólar mais fraco para obter vantagem competitiva.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

The Guardian

Deliveroo capta mais 149 milhões de euros. Prepara IPO

A Deliveroo obteve mais 180 milhões de dólares (cerca de 149 milhões de euros) de financiamento dos acionistas, incluindo a Amazon, numa ação que valoriza a empresa de entregas de mercadorias em mais de 7.000 milhões de dólares (5.793 milhões de euros). Will Shu, fundador e chefe executivo confirmou que a empresa está a trabalhar para avançar com uma oferta pública inicial (IPO na sigla inglesa).

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Ataque à Huawei, alertas do BCE e Yellen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião