Alemanha pondera obrigar ao uso de máscaras FFP2 nas lojas e nos transportes

  • ECO
  • 19 Janeiro 2021

Medida já foi aplicada na região da Baviera, mas virologistas avisam que pode ser contraproducente pois a máscara, para ser eficaz, deverá ser profissionalmente ajustada.

A Alemanha está a estudar tornar obrigatório o uso de máscaras de filtro de proteção total (FFP2) nos transportes públicos e nas lojas, numa altura em que o país permanece em alerta máximo sobre o impacto de possíveis novas estirpes do coronavírus, avança o The Guardian (em inglês). Esta medida foi já tomada na Baviera (região alemã onde se situa Munique) e na Áustria.

Seguindo o exemplo da Baviera, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os chefes dos 16 estados federais do país devem discutir o projeto esta terça-feira. Adicionalmente a esta medida, estão em cima da mesa um recolher obrigatório noturno e novos requisitos de teletrabalho.

Quando utilizadas corretamente, as máscaras FFP2 terão capacidade para filtrar pelo menos 94% das partículas, mas são mais caras do que as máscaras comunitárias. Virologistas avisam que medida pode ser contraproducente, uma vez que “as máscaras FFP2 serão ineficazes se não forem profissionalmente ajustadas”.

“Em teoria, a mudança para máscaras mais profissionais é bem-vinda”, explicou ao jornal britânico Jonas Schmidt-Chanasit, virologista e professor alemão, mas sem o ajuste certo, “as pessoas acabarão por respirar através do intervalo entre a máscara e o rosto, em vez de o fazerem através do filtro designado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha pondera obrigar ao uso de máscaras FFP2 nas lojas e nos transportes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião