Mesmo com confinamento como março podemos ter 1.100 doentes Covid em UCI
Projeções apontam para 1.154 camas nas unidades de cuidados intensivos ocupadas por doentes com Covid-19, no final da primeira semana de fevereiro, mesmo com confinamento.
O país voltou a estar em confinamento geral, com medidas que foram inclusivamente revistas e agravadas esta semana. Ainda assim, mesmo com restrições semelhantes às que existiam em março, pode ser demasiado tarde para evitar chegar a ter mais de 1.100 doentes com Covid-19 nos cuidados intensivos, adianta o Público (acesso condicionado).
O cenário poderá ser de 1.154 camas nas unidades de cuidados intensivos (UCI) ocupadas por doentes com Covid-19, no final da primeira semana de fevereiro, segundo as projeções de especialistas da NOVA Information Management School. Isto já que, num cenário em que a transmissibilidade do vírus cai de forma próxima da que se verificou em março, com o pico a ser atingido entre 19 e 21 deste mês, o impacto da travagem só é visível nos internamentos e nas mortes semanas depois.
Quanto menos pronunciada a queda da transmissibilidade, mais altas são as estimativas para as hospitalizações em UCI, chegando a atingir 1.247 camas ocupadas a 7 de fevereiro, no pior cenário. Estas estimativas deixam “o número de doentes internados em cuidados intensivos próximos da capacidade total nacional”, sinaliza o coordenador do projeto que aponta para que nos próximos dois meses se registem tantos mortos como até agora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mesmo com confinamento como março podemos ter 1.100 doentes Covid em UCI
{{ noCommentsLabel }}