Relatório alerta que indústria farmacêutica não está pronta para nova pandemia

  • ECO
  • 27 Janeiro 2021

O vírus Nipah causa uma "grande preocupação" neste âmbito, por poder resultar numa pandemia que tem como base uma "uma infeção resistente aos medicamentos", alerta a Fundação Access to Medicine.

Um relatório independente, cujos resultados foram divulgados na terça-feira pelo The Guardian, indica que as principais empresas da indústria farmacêutica estão mal preparadas para combater uma eventual pandemia que possa vir a surgir no futuro.

O vírus Nipah, que foi já responsável por um surto em território chinês com uma taxa de mortalidade perto dos 75%, é o que representa um maior risco de vir a resultar numa nova pandemia global. Segundo Jayasree Iyer, diretor executivo da Fundação Access to Medicine, uma organização sem fins lucrativos financiada pelos governos de diversos países, este vírus causa “grande preocupação”, alertando que a “próxima pandemia” poder ter, na sua base, “uma infeção resistente aos medicamentos“.

Esta trata-se de apenas uma das dez doenças infecciosas entre as 16 que foram identificadas pela Organização Mundial de Saúde e que causam mais preocupação pelos riscos para a saúde pública global, com nenhuma das principais empresas farmacêuticas a deter projetos que visem combater uma eventual pandemia derivada das mesmas, alerta o relatório da mesma fundação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Relatório alerta que indústria farmacêutica não está pronta para nova pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião