Altice denuncia condições de leilão de 5G à DGS

O concurso do 5G mantém-se aberto apesar da pandemia e do confinamento. Altice denuncia risco de contaminação das equipas ao Ministério da Saúde.

A Altice Portugal fez uma denúncia junto da Direção Geral de Saúde (DS) sobre a ausência de condições de segurança definidas pela Anacom no concurso de 5G e os riscos de contaminação da Covid-19 da equipa da telecom que está a acompanhar o leilão. Depois de a Vodafone ter pedido a suspensão do concurso, agora é a Altice liderada por Alexandre Fonseca a comunicar formalmente à ministra da Saúde, Marta Temido, e à DGS o que considera ser “a forma irresponsável como decorre o leilão do 5G, do ponto de vista da segurança e proteção das pessoas“.

Como o ECO revelou em primeira mão, apesar de o processo assentar numa plataforma eletrónica na internet, é necessário que as equipas das operadoras estejam fisicamente presentes em salas especificamente criadas para o processo, para coordenarem a licitação, o que gera constrangimentos e dúvidas do ponto de vista da saúde pública. E, numa altura em que o leilão caminha para o 11.º dia de licitação, Portugal volta a registar recordes de mortes e de novas infeções por Covid-19.

Teoricamente, as operadoras poderiam promover a realização do leilão remotamente. Mas tal não é possível na prática: Por um lado, é necessária confidencialidade na estratégia; por outro, é preciso assegurar que as ligações à plataforma da Anacom não falham, o que não pode ser assegurado com a utilização de uma rede doméstica e sem níveis de segurança elevados. A presença física é, por isso, vista como essencial, dada a “relevância e complexidade” do processo, comentou ao ECO uma fonte do setor“.

A Altice Portugal avançou, assim, com uma comunicação formal dirigida ao gabinete da ministra da Saúde e ao gabinete da diretora Geral, na qual mostra preocupação pelo facto de não ter havido nenhuma alteração ao concurso de 5G após as novas medidas decretadas pelo Governo no dia 14 de janeiro. Além disso, a Altice critica o silêncio da Anacom perante as cartas que terão já sido enviadas sobre este concurso.

Esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 16.432 novos casos de infeção por coronavírus, elevando para 685.383 o número de infetados desde o início da pandemia. Segundo o boletim epidemiológico, o número total de vítimas mortais subiu para 11.608, depois de terem sido registadas mais 303 mortes nas últimas 24 horas. É o pior dia da pandemia em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice denuncia condições de leilão de 5G à DGS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião