Lista de deputados prioritários a vacinar já tem apenas 35 nomes

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2021

A lista de nomes enviados por Ferro Rodrigues a António Costa para receber a vacina contra a Covid-19 numa fase prioritária tem vindo a encolher, sendo que em 3 dias passou de 50 para 35 deputados.

Com a polémica a aumentar, a lista de deputados que se disponibilizaram para tomar a vacina contra a Covid-19 numa fase prioritária tem vindo a diminuir. Em apenas três dias, a lista de nomes enviados pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, ao primeiro-ministro, António Costa, começou por ter 50 deputados, mas já vá em 35, avança o Observador (acesso livre).

Na quinta-feira passada, o Chefe de Governo enviou uma carta ao Presidente da Assembleia da República, assim como a outros órgãos do Estado com a incumbência de indicarem que deputados deviam ser incluídos nesta fase de vacinação. Um dia depois, na sexta-feira, Ferro Rodrigues enviou a António Costa uma lista com 50 nomes prioritários. Depois de esta lista ter sido tornada pública, no sábado, o PSD enviou um comunicado a Ferro Rodrigues a referir que existia um erro, pelo que 12 deputados sociais-democratas não queriam, afinal, ser vacinados.

Já no domingo, foi a vez da líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, vir esclarecer que apenas o presidente e vice-presidentes “devem constar do grupo a ser vacinado de imediato” e que os restantes 24 deputados socialistas serão vacinados “nas semanas e meses seguintes”, lê-se na carta enviada a Ferro Rodrigues citada pelo Observador. Perante esta situação, Marcos Perestrello e Sérgio Sousa Pinto informaram Ferro Rodrigues que não queriam ser vacinados. Assim, no domingo o total de deputados que queriam ser vacinados passaram para 36, ao invés dos 38 de sexta-feira. Na segunda-feira, ao início da noite, houve um novo volte-face, com a lista a encolher para 35.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lista de deputados prioritários a vacinar já tem apenas 35 nomes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião