“Imitadores” do Reddit juntam-se no Telegram para apostarem na bolsa

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2021

O El País conta como investidores particulares estão a juntar-se em canais no Telegram para comprar e vender ações de forma coordenada, uma forma de manipulação do mercado.

A euforia dos utilizadores do Reddit em torno de ações como as da GameStop chegou também ao Telegram, onde proliferam grupos dedicados a inflacionar o preço de alguns ativos. Recordando o que aconteceu com algumas criptomoedas em 2017, os utilizadores, protegidos pelo anonimato, estão a juntar-se para comprar e vender valores mobiliários regulados de forma coordenada, escreve o El País.

Em causa estão esquemas conhecidos na gíria por pump and dump. Um grupo relativamente grande de utilizadores reúnem-se numa mesma plataforma de comunicação, como a aplicação de mensagens Telegram. O coordenador do grupo dá a ordem de compra e todos fazem a operação em simultâneo, puxando pelo preço do ativo. Quando este decide e dá o sinal, todos vendem em simultâneo, levando à queda abrupta do preço.

O jornal espanhol conta como isso aconteceu esta segunda-feira no grupo do Telegram “WS Bets Español”, uma referência à comunidade “r/WallStreetBets” no Reddit, de onde partiu a recente euforia dos investidores particulares. Num dado momento, o criador do canal no Telegram sinalizou aos mais de 6.000 membros para apontarem as miras à empresa espanhola Tubacex no próximo dia 3 de fevereiro. A empresa chegou a valorizar 15% pouco depois, somente pela antecipação, refere o El País.

Num esquema de pump and dump — que não é mais do que uma forma de manipulação do mercado –, os primeiros a vender quando o preço está em alta acabam por ser os mais beneficiados. Em contrapartida, aqueles que não vendem a tempo arriscam perdas avultadas.

O recente entusiasmo dos investidores particulares no mercado de capitais tem sido mais notável pelo braço de ferro com os hedge funds que vendiam a descoberto as ações da GameStop, uma cadeia de videojogos. Um desses hedge funds, o Melvin Capital, fechou janeiro com perdas superiores a 50%, devido à ação coordenada promovida por utilizadores no Reddit. Já esta segunda-feira, estes investidores também fizeram subir o preço da prata para máximos de oito anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Imitadores” do Reddit juntam-se no Telegram para apostarem na bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião