Biden apoia Okonjo-Iweala na Organização Mundial do Comércio. Será a primeira mulher no cargo

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2021

A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala tem o apoio dos Estados Unidos e deverá ser a próxima diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), tornando-se na primeira mulher no cargo.

Os Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira que vão apoiar a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala para a liderança da Organização Mundial do Comércio (OMC), após a retirada da corrida da ministra do Comércio sul-coreana, Yoo Myung-hee. Okonjo-Iweala, que se tornará a primeira mulher e a primeira pessoa negra no cargo, tinha encontrado oposição na administração Trump, no início do processo, mas conseguiu o apoio de Joe Biden, de acordo com a Reuters.

A ex-ministra das Finanças da Nigéria tinha recebido o apoio transversal de vários países da OMC, incluindo a União Europeia, a China, o Japão e a Austrália. Contudo, Donald Trump preferia Yoo Myung-hee, complicando o processo de decisão uma vez que a nomeação tem de ser unânime entre todos os membros da OMC. Phil Hogan, ex-comissário europeu do comércio, chegou a considerar uma candidatura, mas não avançou.

A OMC, que tem sede em Genebra (Suíça), está sem liderança desde que o brasileiro Roberto Azevêdo decidiu sair do cargo um ano antes do planeado, abandonando a organização no final de agosto. Nos últimos anos, a OMC esteve de mãos atadas por causa das duras críticas e bloqueios da administração Trump, a qual entrou em guerra comercial contra a China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden apoia Okonjo-Iweala na Organização Mundial do Comércio. Será a primeira mulher no cargo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião