Porto com lucros de 34,45 milhões à custa da venda de jogadores

SAD azul e branca passou de prejuízos para lucros no primeiro semestre da temporada 20/21. Resultado positivo é explicado pelas vendas de jogadores, numa altura em que os estádios estão sem público.

Depois de avultados prejuízos, o Porto apresentou lucros de 34,45 milhões de euros na primeira metade da nova temporada, a 20/21. A SAD azul e branca aos resultados positivos, mas os capitais próprios continuam no “vermelho”.

“Apesar do impacto adverso da pandemia, o resultado líquido consolidado apresentado pela Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, no primeiro semestre do exercício 2020/2021, foi positivo em 34,45 milhões“, refere a SAD em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Embora se mantenha a interdição dos estádios ao público, e a consequente inexistência de receitas de bilheteira e Corporate Hospitality, os proveitos operacionais excluindo proveitos com passes de jogadores aumentaram significativamente, atingindo agora os 94,777 milhões“, diz a SAD. Este valor compara com os 52,4 milhões no período homólogo.

Este forte aumento das receitas, especialmente com passes de jogadores, é explicado com a “participação do FC Porto na edição 2020/2021 da UEFA Champions League”.

“As rubricas relacionadas com passes de jogadores tiveram um contributo bastante positivo, na ordem dos 28,185 milhões para as contas da sociedade“, diz a SAD, salientando tanto os obtidos com transações de passes, como pelas “amortizações e perdas por imparidade com passes de jogadores”.

Lucros melhoram capitais próprios, mas continuam negativos

Estes resultados comparam positivamente com os registados na primeira metade da temporada anterior, período em que a SAD liderada por Pinto da Costa registou prejuízos de 51,8 milhões de euros.

As contas positivas vieram ajudar aos capitais próprios da SAD, mas estes continuam negativos. Se estavam em -151,2 milhões, agora estão nos 117 milhões de euros negativos, ou seja, melhoraram, mas a situação financeira da sociedade continua debilitada.

(Notícia atualizada às 10h34 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto com lucros de 34,45 milhões à custa da venda de jogadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião