PIB do Reino Unido com queda histórica de 9,9% em 2020

  • Lusa
  • 12 Fevereiro 2021

O Produto Interno Bruto do Reino Unido registou uma queda histórica de 9,9% em 2020, divulga o gabinete de estatísticas britânico.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registou uma queda histórica de 9,9% em 2020, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo gabinete de estatísticas britânico (ONS).

No quarto trimestre, de acordo com os números hoje publicados, o PIB avançou 1% face ao terceiro trimestre, mas recuou 7,8% face ao período homólogo.

Em termos mensais, segundo o ONS, em dezembro a economia britânica recuperou 1,2%, face a novembro.

De acordo com o instituto de estatísticas, alguns setores da economia recuperaram terreno quando aliviaram algumas restrições no país no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, melhorando alguns serviços nos setores da restauração, vendas de automóveis e cabeleireiros e a economia conseguiu recuperar ligeiramente no último trimestre do ano.

O ministro britânico da Economia, Rishi Sunak, sinalizou já esta sexta-feira aos meios de comunicação que a “economia sofreu um grave choque como resultado da pandemia, no mesmo sentido dos países em todo o mundo”.

“Apesar de alguns sinais positivos sobre a resistência da economia, sabemos que o atual confinamento continua a ter um impacto significativo nas pessoas e nas empresas”, disse o governante, garantindo que o Governo será cauteloso na reabertura da economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB do Reino Unido com queda histórica de 9,9% em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião