7% dos idosos com mais de 80 anos já foram vacinados

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2021

Primeiro relatório da vacinação revela que 2% da população portuguesa já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19. Idosos com mais de 80 anos são o grupo com maior taxa de vacinação completa.

Quase 200 mil portugueses já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19, o correspondente a 2% da população portuguesa, de acordo com o relatório de vacinação revelado esta terça-feira pela Direção-Geral de Saúde. Os dados revelam que 7% dos idosos com mais de 80 anos já estão completamente vacinados.

O primeiro relatório semanal da task force criada para executar o plano de vacinação adianta que, entre dia 27 de dezembro e 14 de fevereiro, Portugal recebeu 651,9 mil doses das vacinas contra a Covid-19, sendo que foram distribuídas mais de 571 mil doses.

Isto permitiu que 199.511 portugueses tenham já a vacinação completa, depois de mais 93 mil terem sido vacinados com a segunda dose na última semana.

Já 332 mil pessoas tomaram apenas a primeira dose, cerca de 3% do total da população portuguesa, ficando a aguardar a segunda toma para que completem o processo de vacinação.

Por grupos etários, a população com mais de 80 anos é onde se verifica a maior taxa de vacinação completa: 7% (ou 44,99 mil pessoas). Já a faixa etária entre os 65-79 anos é onde a incidência da vacinação é menor: apenas 1% (ou 17,2 mil pessoas).

Em termos absolutos, é no grupo etário entre 24-49 anos onde há mais pessoas com a vacinação completa: mais de 84 mil portugueses já tomaram as duas doses, o que corresponde a 3% da população naquela faixa de idades.

Por regiões, 4% da população do Alentejo já tomou as duas doses, ou seja, o dobro da média do país. Também a região Centro está acima da média nacional, com 3% da população com as duas vacinas administradas.

As regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Norte encontram-se com 2% da população totalmente vacinada, em linha com a média do país. Já o Algarve apresenta uma taxa de população com vacinação completa de 1%.

A DGS adianta que estes dados terão uma atualização semanal, a cada terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

7% dos idosos com mais de 80 anos já foram vacinados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião