João Ferreira volta a concorrer a Lisboa pela CDU

O eurodeputado e vereador na Câmara Municipal de Lisboa é o nome escolhido pelo PCP e PEV para concorrer às eleições autárquicas este ano.

Depois de, em 2013, arrecadar 9,85% dos votos na corrida à presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML), João Ferreira, eurodeputado comunista e vereador da autarquia, é novamente o candidato escolhido pela CDU para as eleições autárquicas. O anúncio foi feito esta manhã, nos Paços do Concelho.

Na apresentação, o candidato apontou o dedo aos anos de governação de PSD e CDS, período no qual “degradou-se a atividade económica com a falência de milhares de micro, pequenas e médias empresas”. Criticou ainda a “monocultura do turismo” e referiu que “os problemas do trânsito e do estacionamento acentuaram-se, mostrando o fracasso das políticas neste domínio, se as houve”. “A alternância PS, PSD e CDS não é, nunca foi, algo a que os lisboetas se tenham de resignar. As próximas eleições poderão significar o fecho de um ciclo”, acrescentou.

João Ferreira, com 38 anos, torna-se o segundo nome oficialmente conhecido para as eleições deste ano, depois de Assunção Cristas ter anunciado a sua candidatura pelo CDS-PP. Espera-se ainda que Fernando Medina, atual presidente da CML, se apresente como candidato do PS em breve. Garante uma candidatura assente no “trabalho, honestidade e competência”, por uma “cidade onde o interesse público prevalece”, onde há “uma política de habitação que garanta o direito à habitação” e “encarando o património municipal como uma reserva que deve ser posta ao serviço desta política”, apontou João Ferreira.

Nas autárquicas de 2013, a CDU (constituída pelo PCP e pelo Partido Ecologista “Os Verdes”) arrecadou 22.519 votos, conquistando assim dois mandatos, um deles atribuído a João Ferreira e outro a Carlos Moura. À frente ficaram o PS — cuja lista integrou os movimentos “Cidadãos por Lisboa” e “Lisboa é muita gente” –, com 50,91% (116.425) dos votos e 11 mandatos, e a coligação PSD/CDS-PP, com 22,37% (51.156) dos votos e quatro mandatos. Nas eleições de 2009, a CDU elegeu um vereador.

Atualizado às 12h com declarações do candidato João Ferreira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Ferreira volta a concorrer a Lisboa pela CDU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião