Inflação volta a acelerar na Zona Euro em janeiro, após quatro meses em terreno negativo

A taxa de inflação anual em Portugal foi de 0,2% no primeiro mês do ano, a décima mais baixa da Europa.

A taxa de inflação anual da Zona Euro fixou-se em 0,9% em janeiro de 2021, a primeira positiva após de quatro meses em terreno negativo, mas ainda assim inferior ao período homólogo (1,4% em janeiro de 2020). Já na União Europeia (UE) fixou-se nos 1,2%, em comparação com os 1,7% do mês homólogo. Segundo os dados do Eurostat, a taxa de inflação anual em Portugal foi de 0,2% no primeiro mês do ano.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, as maiores contribuições para a inflação anual na zona euro vieram dos serviços (0,65 pontos percentuais), seguidos pelos bens industriais não energéticos (0,37 pp), alimentação, álcool e tabaco (0,30 pp). Já a energia continua a ter um contributo negativo (-0,41 pp).

As taxas anuais mais baixas foram observadas na Grécia (-2,4%), Eslovénia (-0,9%) e Chipre (-0,8%). Por outro lado, as mais altas foram registadas na Polónia (3,6%), Hungria (2,9%) e República Checa (2,2%).

Portugal encontra-se entre as dez taxas de inflação anual mais baixas, tendo registado 0,2% em janeiro de 2021. Uma subida face ao mês anterior (-0,3%), mas uma queda face ao mesmo mês de 2020 (0,8%).

Face a último mês de 2020, a inflação anual caiu em três Estados-membros, permaneceu estável em seis e subiu em 18.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação volta a acelerar na Zona Euro em janeiro, após quatro meses em terreno negativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião