Aveleda enche 20 milhões de garrafas mesmo em tempos de pandemia
O Grupo Aveleda superou as expectativas e fechou o ano 2020 com mais de 20 milhões de garrafas vendidas e um crescimento de 7%.
De norte a sul do país, o grupo Aveleda conta com 600 hectares de vinha e exporta cerca de 70% da sua produção para 70 países em todo o mundo. Mesmo em cenário de pandemia, a Aveleda vendeu 20 milhões e meio de garrafas e faturou 40,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 7% no volume de negócios.
O CEO do Grupo Aveleda, António Guedes, conta que “não esperavam crescer em tempos de pandemia” e que foi uma “ótima surpresa”. “2020 acabou por ser um ano muito bom em termos globais para a empresa ao faturarmos mais 2,5 milhões de euros”, conta o gestor. O objetivo do grupo é chegar aos 50 milhões de euros em 2025.
Apesar do crescimento, o gestor conta que viveram momentos difíceis no início da pandemia, tendo em conta que existiram muitas incógnitas e decisões a tomar sobretudo em relação ao futuro da empresa e à imprevisibilidade sobre o cenário macro económico. “Quando percebemos em março que iria chegar o confinamento foi o momento mais dramático na empresa. Março, abril, maio e junho foram meses com alguma incerteza e dificuldade”, conta António Guedes.
Com os restaurantes, bares e comércio fechados, o grupo viu as vendas no canal Horeca caírem 40%, contrariamente ao retalho onde cresceram 10%. Contas feitas, em Portugal, a Aveleda fechou o ano com uma quebra de 8% que foi compensada pelo crescimento na exportação. Brasil, EUA, Alemanha, países nórdicos e Canadá foram os mercados externos onde o grupo mais cresceu. O gestor da empresa explica que o crescimento deveu-se à “diversidade de mercados que o grupo Aveleda tem”.
Não esperamos crescer em ano de pandemia. Foi uma ótima surpresa (…) 2020 acabou por ser um ano muito bom em termos globais para a empresa.
Numa fase inicial, a Aveleda enfrentou algumas dificuldades ao registar quebras nas vendas entre abril e maio, mas a tendência inverteu-se e começaram a recuperar. O gestor conta que “a partir de agosto acreditamos que era possível chegar ao objetivo, até porque se instalou uma dinâmica que contrariava a nossa lógica essencial”.
A empresa emprega 160 colaboradores e está presente em quatro regiões vínicas a nível nacional: Douro, região dos Vinhos Verdes, Bairrada e Algarve. Integra no seu portefólio as marcas Aveleda, Casal Garcia, Adega Velha, Quinta Vale D. Maria, Quinta D’Aguieira e Villa Alvor.
O CEO da Aveleda, que conta com 151 anos de história, garante que a pandemia da Covid-19 não foi o momento mais difícil que a empresa já passou. O gestor, que pertence à quinta geração da família Guedes, conta ao ECO que do ponto de vista financeiro o pior momento foi o pós 25 de abril. “Esse foi um momento de uma incerteza muito maior em relação à que temos hoje e com uma fragilidade financeira muito superior”, conta António Guedes.
Aveleda vai apostar nos tintos
Focados em crescer e diversificar o portefólio, o Grupo Aveleda vai apostar nos vinhos tintos. António Guedes olha para esta aposta como uma complementaridade ao portefólio da empresa, já que vendem vinhos verdes, brancos e rosados. “Ao olharmos para o nosso portefólio, o tinto é aquele produto que nos falta no imediato e dada a nossa distribuição acaba por ser um produto complementar“. O gestor prevê que o lançamento seja em 2022.
A grande lição que o CEO do Grupo Aveleda retirou desta pandemia foi “tomar as decisões certas, no momento certo”, “não nos deixarmos levar pelo pânico” e acima de tudo “diversificar o portefólio de clientes”, que na sua ótica “é crucial em momentos de crise”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aveleda enche 20 milhões de garrafas mesmo em tempos de pandemia
{{ noCommentsLabel }}