EMA começa a avaliar vacina russa contra a Covid-19. Admite acelerar aprovação
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai avançar com a avaliação da Sputnik V. A necessidade desta vacina foi "deixada clara por cientistas, cidadãos, líderes empresariais e políticos".
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai arrancar com a avaliação da vacina russa. A Sputnik V, que já está a ser utilizada por alguns países da União Europeia, poderá vir assim a ser autorizada formalmente no espaço europeu, caso os testes validem a sua segurança.
“A EMA começou a avaliação da Sputnik V desenvolvida pelo Gamaleya National Centre of Epidemiology and Microbiology, da Rússia. O pedido de avaliação foi apresentado pela R-Pharm da Alemanha”, refere em comunicado.
Tweet from @sputnikvaccine
A decisão de arrancar com esta avaliação tem por base os resultados em estudos laboratoriais e clínicos, realizados em adultos. Estes “estudos indicam que a Sputnik V estimula a produção de anticorpos e células imunitárias que atacam o SARS-CoV-2 e podem proteger contra a Covid-19”, refere.
Esta avaliação procurará avaliar se os benefícios da vacina superam os riscos. E só depois dessa procederá, ou não, à sua validação para comercialização no espaço europeu.
A EMA não dá prazos para esta avaliação, mas admite que será rápida. “Deverá levar menos tempo que o normal”, diz, salientando que a necessidade desta vacina foi “deixada clara por cientistas, cidadãos, líderes empresariais e políticos”.
Já há países na Europa a utilizarem a vacina russa. A Comissão Europeia não comprou doses desta vacina, mas poderá vir a fazê-lo uma vez garantida a segurança da mesma, podendo a Sputnik V ajudar a região a combater o vírus numa altura em que enfrenta constrangimentos nos fornecimentos por parte da Pfizer, Moderna e AstraZeneca.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EMA começa a avaliar vacina russa contra a Covid-19. Admite acelerar aprovação
{{ noCommentsLabel }}