Depois do acordo com a Pfizer, Novartis vai ajudar a produzir vacina da CureVac

A gigante farmacêutica suíça Novartis anunciou que vai ajudar a produzir a vacina da CureVac. Em causa estão 50 milhões de doses de vacinas até ao final deste ano e mais 200 milhões de doses em 2022. 

A Novartis anunciou esta sexta-feira que assinou um acordo inicial para ajudar a produzir a vacina contra a covid-19 da CureVac. A gigante farmacêutica suíça prevê iniciar a produção no segundo trimestre deste ano, sendo que a estimativa é que as primeiras entregas sejam feitas ainda no verão.

“A Novartis anunciou a assinatura de um acordo inicial para a produção da vacina de RNA mensageiro contra a Covid-19, CVnCoV, da CureVac, reforçando o seu compromisso na luta contra a pandemia”, informa a farmacêutica suíça em comunicado.

O acordo, assinado com o grupo alemão, prevê iniciar a produção desta vacina no segundo trimestre deste ano, sendo que “as primeiras entregas à CureVac são esperadas para o verão de 2021”. Em causa estão 50 milhões de doses de vacinas até ao final deste ano e mais 200 milhões de doses em 2022.

A produção das vacinas será feira na nova unidade de alta tecnologia da Novartis, a Novartis Kundl, que já se encontrava em construção, na Áustria. “Esta unidade será agora adaptada às necessidades de produção da vacina de RNA mensageiro, CVnCoV da CureVac, cujo processo de produção é altamente complexo”, explica a empresa. Questionada pelo ECO, sobre uma eventual produção de vacinas em Portugal, fonte oficial da Novartis diz que não está nos planos da empresa.

No final de janeiro, a farmacêutica suíça anunciou que iria ajudar a produzir a vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech, face à escassez de vacinas causada pelos atrasos das empresas. Já na fase III dos ensaios clínicos, esta vacina já está a ser revista pelo regulador do medicamento europeu, o que representa o passo preliminar para que a empresa possa submeter um pedido formal para a comercialização. A vacina mostrou-se eficaz contra as variantes britânica e sul-africana do coronavírus, segundo os resultados dos testes preliminares com animais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois do acordo com a Pfizer, Novartis vai ajudar a produzir vacina da CureVac

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião