Um em cada três parlamentares e governantes na UE são mulheres. Portugal está acima da média

As mulheres representam 33% dos assentos nos Parlamentos nacionais da UE em 2020. Com 40% de mulheres, Portugal empata com Áustria e Dinamarca na quinta posição.

Portugal é um dos países da União Europeia (UE) com mais mulheres no Parlamento e no Governo. Dados do Eurostat divulgados este domingo, véspera do Dia Mundial da Mulher, indicam que um em cada três membros dos Parlamentos e Governos da União Europeia são mulheres. Não há, no entanto, nenhum país que atinja a paridade.

As mulheres representam 33% dos assentos nos Parlamentos nacionais da UE em 2020. Esta percentagem tem vindo a aumentar desde 2004, quando as mulheres representavam apenas um quinto (21%) dos membros dos parlamentos nacionais”, refere o relatório do gabinete de estatísticas europeu.

A percentagem mais elevada (próxima de 50%) encontra-se na Suécia, seguindo-se a Finlândia (46%), Bélgica (43%) e Espanha (42%). Na ponta oposta estão a Hungria e Malta, ambos com apenas 13% de representação feminina no Parlamento. Com 40% de mulheres, Portugal empata com Áustria e Dinamarca na quinta posição.

“Apesar de a percentagem de lugares detidos por mulheres nos Parlamentos nacionais variar consideravelmente entre países da UE, nenhum tem mais mulheres do que homens no Parlamento”, sublinha o Eurostat.

Olhando para os membros dos governos, também tem havido uma evolução positiva nos últimos anos no que diz respeito à percentagem de mulheres em cargos de ministras e secretárias de Estado: passou para 33% em 2020, mais 13 pontos percentuais que os 20% registados em 2004.

A Finlândia tinha, no ano passado, a maior presença feminina, em 55% dos membros do Governo. Áustria (53%), Suécia (52%) e França (51%) tinham também mais mulheres do que homens. Também neste caso Portugal está acima da média, com 39% do Governo a serem mulheres. Já Malta (8%), Grécia (11%) e Estónia (13%) são os países no fim da lista.

“O número de presidentes mulheres e primeiras-ministras também tem aumentado na UE desde 2004. Hoje, quatro em cada 27 líderes de governos são mulheres, o que compara com nenhuma em 2004. Neste período, nunca houve mais do que quatro presidentes mulheres e primeiras-ministras ao mesmo tempo“, acrescenta o Eurostat.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada três parlamentares e governantes na UE são mulheres. Portugal está acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião